O restaurante Mister Cook, de Vitória, conquistou o primeiro lugar na final estadual do concurso O Quilo é Nosso, promovido pelo Sindbares/Abrasel no Espírito Santo. O título veio com o prato Tilápia do Espírito Santo, uma receita que combina sabor e sustentabilidade: o peixe é assado com limão-siciliano e servido com um molho feito a partir do reaproveitamento de tomates e ervas frescas, finalizado com chips de coco.
Durante a final, realizada na Cozinha do Senac Beira-Mar, os três finalistas prepararam seus pratos ao vivo para avaliação do júri. O segundo lugar ficou com o restaurante Bom Apetite, de Cachoeiro de Itapemirim, que apresentou um nhoque de banana-da-terra com requeijão e molho de moqueca de camarão. O terceiro foi o Kalifas, de Guriri, com uma torta de bacalhau.
O chef Hélio da Silva, responsável pelo prato campeão, destacou que a inspiração veio da valorização da culinária capixaba. “Minha inspiração surgiu do desejo de valorizar a nossa culinária, que é rica e reconhecida mundialmente. A tradicional moqueca capixaba ganhou uma nova apresentação, não para mudar o que já é perfeito, mas para acrescentar um toque de sabor e criatividade”, afirmou.
Seis jurados participaram da avaliação: Chef Regina Maris, proprietária do Regina Maris Bar e Restaurante; Chef Juarez Campos, do Oriundi; Chef Emerson, do Ilha Buffet; Mariana Pedroni, instrutora do Senac; e Chef Maria Lúcia Frisso Montarroyos, do restaurante Nona Lu — vencedor da última edição do concurso.
Os chefs tiveram 30 minutos para finalizar e apresentar as receitas aos jurados, que avaliaram sabor, técnica, apresentação e conceito.
Etapas e próxima fase
O concurso é realizado em três etapas — regionais, estaduais e nacional. No Espírito Santo, participaram 14 restaurantes. Após as fases eliminatórias, três chegaram à final. Agora, o Mister Cook representará o Estado na etapa nacional, que acontece durante o evento Mesa São Paulo, nos dias 29 e 30 de outubro, onde será eleito o Melhor Restaurante a Quilo do Brasil. Para o presidente do Sindbares/Abrasel-ES, Rodrigo Vervloet, o concurso é uma forma de valorizar um modelo de negócio tipicamente brasileiro.
“O público se surpreende com a criatividade dos pratos apresentados. Essa diversidade mostra a força da nossa gastronomia e como os restaurantes capixabas conseguem inovar sem perder a identidade local”, ressaltou.