O Governo do Espírito Santo publicou nesta segunda-feira (6) o edital do concurso público para o cargo de Oficial Investigador de Polícia (OIP), da Polícia Civil (PCES). São 1.052 vagas disponíveis, com salário inicial de R$ 8.539,34.
As inscrições poderão ser feitas entre 16 de outubro e 16 de novembro, no site do Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade), responsável pela organização do processo seletivo. A prova objetiva está prevista para o dia 1º de fevereiro de 2026.
A seleção prevê etapas de prova objetiva, testes físicos e psicológicos, investigação social e curso de formação profissional. O valor da inscrição será de R$ 130,00. Poderá solicitar isenção do
pagamento do valor da inscrição o candidato que estiver enquadrado e que cumprir um dos critérios dispostos no edital. (Veja abaixo).
Novo cargo substitui funções antigas
O cargo de Oficial Investigador de Polícia foi criado pela Lei Complementar nº 1.093, sancionada em novembro do ano passado. A função tem o objetivo de modernizar a estrutura investigativa e unificar atribuições antes divididas entre Investigador, Escrivão e Agente de Polícia.
Recomposição
O edital foi anunciado nas redes sociais pelo governador Renato Casagrande e pelo vice-governador Ricardo Ferraço, que coordena o Programa Estado Presente em Defesa da Vida.
“Serão mais mil novos investigadores para fortalecer o trabalho da nossa Polícia Civil. É a maior recomposição de efetivo da história da Polícia Civil e de toda área da segurança. Vamos continuar investindo forte e trazendo resultados para a população capixaba”, disse o governador.