Projeto de escola de Vitória reúne paixão por figurinhas de Copa e representatividade

Por Fabio Botacin
ouça este conteúdo
play_circle_outline
ok

A Copa do Mundo de futebol Feminino se aproxima. A competição acontece nos próximos dias na Austrália. Mas na capital capixaba, a competição também movimenta outras iniciativas. Em especial, na área da educação. Uma escola de Vitória criou uma forma de destacar o esporte feminino e também levar conhecimento aos alunos. Tem álbum, figurinhas, distribuição semanal e muita representatividade.

A iniciativa é chamada de “Álbum de Mascotes” da Escola Monteiro, que é composto por um álbum de figurinhas personalizado e exclusivo para os estudantes do 1º ao 7º ano do Ensino Fundamental da unidade.

“Nele, trabalha-se com mascotes para os 32 países participantes do evento, todos com informações de história, cultura, geografia e idiomas, que tem como objetivo aproveitar a época para motivar a aprendizagem de forma lúdica. Idealizado pela dupla Gabriel Vogas e Thiago Egg, autores do livro Golo também adotado pela escola, no álbum da Monteiro a designer Nane (Mariane Rocha) assume o lugar do Thiago para dar vida às ilustrações do material. Vale ressaltar que todos os mascotes dos países são criações próprias dos autores”, explica a escola.

Nane também comenta que ela mesmo atuar no projeto é significativo por representar as mulheres e colegas de profissão. O resultado final da produção é um álbum de 28 páginas, onde o aluno encontra textos explicativos sobre a origem de cada mascote e páginas com conteúdos extras, como a história do esporte em geral e do futebol feminino.

Extras

Para completar, há sete figurinhas extras, com os mascotes de cada série envolvida no projeto. “São ilustrações feitas pelos próprios alunos. Eles participaram de um concurso e uma figurinha foi escolhida por profissionais da escola para representar cada série. As figurinhas extras foram apelidadas de “legends” pelos alunos”, explica a coordenadora do ensino fundamental da Escola Monteiro, Juliana Poltronieri.

Ela conta que os alunos recebem os pacotes com figurinhas toda semana e a proposta é que tenham o álbum completo antes da Copa Feminina começar. E, além de toda a informação contida no álbum, faz parte do objetivo do projeto fomentar a interação entre as diferentes salas, com a tradicional troca de figurinhas no recreio. Há ainda momentos de troca com a própria turma. “Tem sido muito interessante porque é um projeto próprio da escola, unindo turmas do 1º ao 7º ano do ensino fundamental. Os alunos aprendem, se divertem e interagem. Tudo isso numa mesma iniciativa. Eles estão bem envolvidos, curtindo a ideia”, ressalta Juliana.

A aluna Helena Dadalto Targa, 6 anos, está no 1º ano do ensino fundamental e teve seu mascote escolhido como uma das sete figurinhas extras, as “legends”. “Eu me inspirei no canarinho do Brasil para desenhar o meu mascote”, contou aos colegas.

Para Gabriel Vogas um dos autores do álbum, é gratificante ver o resultado do trabalho. “Além da alegria de ver nosso trabalho promovendo interação, aprendizado e diversão, é muito bom ver projetos que dão visibilidade ao futebol feminino”, afirma.

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes.
Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.