O Instituto Unibanco e a Secretaria Estadual de Educação do Espírito Santo (Sedu) apresentam o Relatório de Atividades Jovem de Futuro 2020 do Espirito Santo, que reúne as ações realizadas no âmbito do programa Jovem de Futuro. No contexto de isolamento social e diante do desafio de manter o contato com os estudantes durante a pandemia, a Sedu instituiu o Programa EscoLAR, cujo objetivo era ofertar aos estudantes da rede pública estadual atividades pedagógicas não presenciais, vinculadas ao uso de tecnologias.
Segundo o Instituto, em constante diálogo e interação com a Sedu, o programa Jovem de Futuro forneceu apoio por meio de ferramentas de gerenciamento de situação de crise. Logo no início da pandemia, auxiliou a Secretaria na criação de uma sala de Gerenciamento de Emergência Local, um espaço em que se reuniam, quinzenalmente, Vitor de Ângelo, secretário estadual de educação, Ricardo Henriques, superintendente-executivo do Instituto Unibanco, os subsecretários e gerentes da Sedu e integrantes da equipe do Instituto. O trabalho deste comitê foi articulado com a estrutura central da Secretaria e organizado em diferentes frentes de trabalho que resultaram na elaboração de um Plano de Resposta com ações de curto e médio prazos para a situação de emergência nas áreas de Comunicação, Pedagógica e Administrativa.
Ricardo Henriques, superintendente do Instituto Unibanco, comenta que a pandemia fez a população em geral enxergar mais nitidamente as desigualdades. “Há esperanças de que, com isso, governos e sociedade busquem valorizar a educação, colocando-a no centro do debate público, e que o Brasil saia dessa fase de valorização do obscurantismo para reconhecer a importância e necessidade do desenvolvimento de ações e políticas baseadas na ciência”.
“Nós trabalhamos com o olhar atento para a qualidade, sem perder de vista a equidade. Diagnóstico, Política e Monitoramento foram três aspectos que traçamos para enfrentar este período. De imediato, fizemos uma pesquisa para compreender quais eram as características dos alunos e professores, como espaço e equipamentos. São informações que não tínhamos e hoje são fundamentais. O bom diagnóstico permite implementar políticas públicas, como foi o caso do EscoLAR, que lançamos em 1º de abril, e que hoje está em sua terceira fase”, explica Vitor de Ângelo, secretário de Estado da Educação.
Ainda segundo o Instituto Unibanco, apesar das dificuldades impostas pela suspensão de aulas presenciais, a Sedu conseguiu manter o calendário do Circuito de Gestão, método orientador do Jovem de Futuro. Para isso, foram realizados alguns ajustes nas etapas de planejamento, execução, monitoramento e avaliação de resultados, e correção de rotas. O acompanhamento das escolas, realizado a partir das visitas técnicas, por exemplo, passou a acontecer no formato de assessoria remota, utilizando o recurso tecnológico mais adequado à realidade de cada escola. Para que as reorientações do Circuito de Gestão pudessem estar mais articuladas, foram priorizadas as reuniões de gestão integrada entre a SEDU e as Superintendências, com a intenção de construir um sentido coletivo em torno das mudanças e ampliar a compreensão dos papéis de cada instância no novo cenário.
Ao longo do ano foram realizadas diversas reuniões do Comitê Operacional e do Comitê de Governança com foco no apoio ao gerenciamento da situação de crise. Também foram realizadas lives, workshops e reuniões de assessoramento técnico, além de cursos de formação. Diretores e pedagogos atuantes na gestão das escolas participantes do Jovem de Futuro, além de diretores e coordenadores pedagógicos das escolas de tempo integral do Ensino Médio da rede estadual participaram de formação sobre Gestão Escolar para Resultados de Aprendizagem. Os cursos contaram com mais de 300 profissionais inscritos.
O relatório completo está disponível em: http://bit.ly/relatorioJFES2020
Sobre o Jovem de Futuro
Principal iniciativa do Instituto Unibanco, tem foco na melhoria da aprendizagem dos estudantes do Ensino Médio, sua permanência na escola e na redução das desigualdades educacionais; por meio da gestão da educação. É implantado em parceria com as secretarias estaduais de educação, por meio de acordos de cooperação, sem transferência de recursos financeiros. Lançado em 2007, o Jovem de Futuro já impactou aproximadamente 3 milhões de estudantes e as atividades de mais de 3 mil escolas públicas de 11 redes estaduais de ensino. Atualmente, o programa tem parceria com seis estados (CE, ES, GO, MG, PI e RN).
www.institutounibanco.org.br
Sobre o Instituto Unibanco
O Instituto Unibanco é uma instituição sem fins lucrativos que atua pela melhoria da qualidade da educação pública no Ensino Médio, por meio da gestão. Seu objetivo é contribuir para a permanência dos estudantes na escola, a melhoria da aprendizagem e a redução das desigualdades educacionais. Sua atuação é baseada em evidências valorizando a diversidade e acelerando transformações por meio da gestão. Fundado em 1982, integra o grupo de instituições responsáveis pelo investimento social privado do grupo Itaú-Unibanco. www.institutounibanco.org.br.
Fonte: Instituto Unibanco