Um produto capixaba de descontaminação biológica em areia foi aprovado por um órgão de Campinas, em São Paulo, para combater o novo coronavírus. Os procedimentos de teste foram realizados em laboratório seguindo as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O laudo conclusivo enviado pelo Instituto de Biologia e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) afirma que houve eficácia do produto para a destruição do vírus, transformando o elemento em um possível combatente da doença.
Produto
A descontaminação biológica em areia é utilizada pela Asseptec Ambiental, empresa de Aracruz, para a higienização e tratamento de locais contaminados por larvas, como os de Aedes Aegypti, mosquito que transmite dengue, zika e chikungunya.
A fórmula utilizada não é tóxica e foi patenteada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). De acordo com o diretor técnico da Asseptec, Niucesar Estevam Vieira, a empresa também é autorizada pela Anvisa para a realização do processo de descontaminação de areia.
“Nosso produto tem um baixo custo, não traz nenhum dano à saúde humana, mesmo em contato com os olhos e a pele, e é ecologicamente sustentável e de fácil aplicação”, ressalta Niucesar.