Com as lojas fechadas por conta do isolamento social, muitas famílias estão recorrendo às facilidades trazidas pelo meio virtual para comprar um presente para o Dia das Mães.
O Procon Vitória alerta para as propostas tentadoras oferecidas por alguns sites e lojas via Whatsapp ou Instagram e lista alguns cuidados essenciais para reduzir os riscos de descumprimento da oferta.
Pesquisa
A primeira orientação vale para todas as compras: pesquisar sobre o produto que você quer comprar (marca, modelo e preço antes de clicar e confirmar a compra).
Assim, é fácil saber se há mesmo uma promoção ou se o valor oferecido cabe no seu orçamento, evitando o consumo que geralmente leva ao superendividamento dos consumidores.
Internet
Ao comprar pela internet, é preciso ficar atento para não cair em golpes. Os sites devem exibir endereço, telefone fixo ou filial física.
Além disso, o Procon Vitória chama atenção para que o comprador observe as informações adicionais, como razão social e CNPJ, e confirme esses dados no site da Receita Federal, além do canal de atendimento ao consumidor.
Frete
A gerente do Procon Vitória, Herica Correa Souza, alerta também para o valor do frete. “Em muitos casos, é nesse ponto que se esconde a armadilha. O consumidor deve fazer uma pesquisa e simulações de compras para que veja o valor exato do frete porque, para compensar uma promoção, os fornecedores podem encarecer a entrega”, ponderou Herica.
Arrependimento
Herica destaca ainda que o Código de Defesa do Consumidor (CDC) assegura ao consumidor que faz compras pela internet, Whatsapp e até Instagram o direito de se arrepender da compra no prazo de até 7 dias (corridos) após o recebimento do produto ou da assinatura de contrato, desde que a solicitação seja devidamente formalizada.
“A loja deve fornecer informações claras tanto para devolução do produto quanto para devolver o valor pago pelo usuário em tempo hábil”.
Mesmo no caso do produto já ter sido entregue ao usuário, a devolução não pode ser impedida sob o argumento de que esta não é feita depois que a embalagem do item é aberta. “Os pagamentos das despesas postais correm por conta da empresa responsável pelo comércio eletrônico”, ressalta Herica.
Nota fiscal
A gerente do Procon de Vitória finaliza dizendo que o consumidor deve guardar a nota fiscal e os folhetos promocionais e salvar as telas no seu computador, já que, em caso de problemas no pós-compra, servirão de documento para registro de reclamações no órgão.
Reclamações
A secretária de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Renata Freire Batista, acrescenta: “Neste tempo de pandemia, as compras on-line são as recomendáveis, contudo devem acontecer com as cautelas necessárias para proteção do consumidor. Se mesmo com esses cuidados alguma coisa ocorrer errado, busque seus direitos, utilize os canais de atendimento on-line do Procon de Vitória, por meio do Fala Vitória 156 ou do aplicativo Procon Vitória”.
Mais dicas
1. Não faça compras a partir de e-mails não solicitados (SPAM)
Se você recebeu um e-mail promocional de uma loja da qual você não é cliente (ou é, mas você não autorizou o envio de mensagens do tipo), não faça a compra: você está diante de um SPAM, isso é, de um e-mail não solicitado.
Ao aceitá-lo, você está incentivando a sua continuação. Além disso, as chances de que você se torne vítima de golpes on-line ao fazer compras a partir dessas mensagens são consideravelmente grandes.
2. Dê preferência a lojas que oferecem vários recursos em seu site.
Uma vez que, na internet, o cliente não pode verificar o produto “ao vivo”, a loja on-line deve oferecer o máximo possível de recursos para facilitar a sua decisão de compra. Para diminuir as chances da sua experiência ser frustrada, dê preferência às lojas que têm esse tipo de preocupação. Elas oferecem, por exemplo:
• Chat on-line para esclarecimento de dúvidas;
• Fotos detalhadas do produto ou, até mesmo, vídeos;
• Descrições detalhadas de produtos;
• Informações claras sobre prazos de entrega, pagamentos, frete, entre outros;
• Espaço para que os clientes opinem sobre produtos;
• Organização de categorias e navegação fácil;
• Interação em redes sociais (Facebook, Twitter, Google+, etc.);
• Opções variadas de pagamento.
3. Observe se a loja on-line oferece ambiente seguro
Procure no site da empresa por selos como “Internet Segura” e “Site Seguro”. Estas informações indicam que a loja toma medidas de segurança para lidar com suas informações. Na hora de fechar uma transação, você também deve observar se o navegador de internet exibe o ícone de um cadeado na parte inferior ou na barra de endereços, dependendo do programa. Este símbolo indica o uso de um certificado digital SSL (Secure Socket Layer), importante recurso de segurança.
4. Verifique se a loja on-line informa CNPJ, telefone e endereço
Em maio de 2013, entrou em vigor o Decreto Federal nº 7962/13, que determina uma série de obrigações para o e-commerce no Brasil, entre elas, que a loja on-line informe em local visível número de CNPJ, endereço físico e número de telefone.
Se um site de comércio eletrônico atuante no Brasil não estiver seguindo a lei, é recomendável não seguir com a compra, mesmo que os preços sejam atraentes. Ora, se a loja não oferece informações básicas de contato e oculta detalhes de suas operações, as chances são consideravelmente grandes de haver alguma coisa errada com o mesmo.