Mais de 90 quilos de produtos alimentícios impróprios para consumo foram apreendidos em uma ação do Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) em seis cidades do Sul do Espírito Santo. Guarapari, Piúma, Iconha, Cachoeiro de Itapemirim, Vargem Alta e Anchieta foram alvo das fiscalizações. Ao todo, seis supermercados e quatro lojas foram vistoriados.
As operações ocorreram entre os dias 29 de julho e 02 de agosto de 2024 e os resultados divulgados nesta quarta-feira (14). Durante as inspeções, foram encontrados 91,2 quilos de produtos alimentícios em condições inadequadas para o consumo, que foram imediatamente retirados das prateleiras.
“Nosso objetivo é proteger a saúde da população, evitando que produtos vencidos, mal armazenados ou com embalagens danificadas cheguem à mesa dos capixabas”, destacou a diretora-geral do Procon-ES, Letícia Coelho Nogueira.
Os produtos apreendidos nos supermercados apresentavam diversas irregularidades, como estar fora do prazo de validade, com lacres de embalagens rompidos, embalagens amassadas ou danificadas, além de ausência total de informações sobre a origem, data de fabricação, validade e lote. Alguns itens exibiam apenas uma data, enquanto outros não tinham qualquer indicação sobre a origem, data de fracionamento e validade.
“Os estabelecimentos autuados responderão administrativamente e poderão ser multados conforme a legislação vigente. Além disso, o Procon-ES continuará monitorando essas localidades para garantir que as normas de proteção ao consumidor sejam rigorosamente cumpridas”, informou Letícia Nogueira.
Como denunciar
Consumidores que encontrarem irregularidades podem denunciar pelo site do Procon-ES ou por meio do telefone de atendimento ao consumidor. Denúncias podem ser registradas pelo Atendimento Eletrônico no site https://procon.es.gov.br/, pelo telefone 151 ou via WhatsApp pelo número (27) 3323-6237.