Devotos de Itapemirim e Marataízes participaram nessa sexta-feira (2) da tradicional festa de Nossa Senhora dos Navegantes, que chegou à sua 135ª edição, reunindo, entre os fieis, a comunidade local de pescadores com seus barcos.
A tradicional procissão embarcada em que se conduz à frente a imagem da santa em embarcação enfeitada, começou com a travessia das águas do rio Itapemirim e balneário.
Feriado em Marataízes, o Dia de Nossa Senhora dos Navegantes foi celebrado com várias atividades, começando às 5 horas da manhã com uma alvorada festiva e cortejo pelas principais ruas da Barra do Itapemirim. Na centenária Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes houve celebração de missa e Primeira Eucaristia. Desde o dia 24 outros eventos religiosos foram realizados, como procissão, show musical, celebrações, entre outros.
Festa reuniu vários barcos. /Reprodução
“Temos abacaxi, belas praias, falésias e um povo de fé. Há 135 anos a devoção a mãe dos navegantes é também uma das belezas que temos e ao longo dos anos alimentou muitos homens e mulheres, curou muitas feridas, fortaleceu muitos corações cansados”, destacou o padre Josimar Azevedo Pirovani, pároco da Paróquia Santíssima Trindade. Ele reforça ainda a importância dessa celebração histórica: “Quantas pessoas foram e são restauradas? Muitos homens e mulheres reorientam as suas vidas a partir da devoção a Senhora dos Navegantes. Sendo assim, queremos continuar celebrando com muito zelo e fé essa festa que faz parte da nossa história e cultura”.