A Superintendência da Polícia Rodoviária Federal (SPRF) promoveu esta semana um workshop voltado para instituições de fiscalização de trânsito da Grande Vitória, com foco na fiscalização de rochas ornamentais e contêineres. O evento, que se estendeu por dois dias, até a quarta-feira (7) teve como principal objetivo aumentar a segurança viária e reduzir acidentes relacionados ao transporte desse tipo de carga.
O primeiro dia do workshop contou com uma instrução teórica ministrada na manhã de terça-feira pelo Chefe do Núcleo de Segurança Viária da PRF, Inspetor Ravani. A sessão abordou os procedimentos e normas a serem seguidos durante a fiscalização desses transportes. Os participantes também foram a campo, em Viana, para aplicar os conhecimentos adquiridos, realizando abordagens a diversos veículos que transportavam rochas ornamentais e contêineres.
Os participantes participaram ainda de uma instrução prática, desta vez realizada em frente à Unidade Operacional da PRF em Serra. A atividade, segundo a PRF, “reforçou os procedimentos de fiscalização, com o intuito de aprimorar a expertise dos agentes envolvidos e garantir maior eficiência nas operações de fiscalização”.
O evento contou com a participação das Guardas Civis Municipais de Serra, Vitória, Cariacica, Vila Velha e Viana, bem como do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar do Espírito Santo.
A iniciativa da PRF tem como objetivo reduzir os acidentes provocados por quedas de rochas e cargas mal acondicionadas, fortalecendo a capacitação das instituições locais para uma fiscalização mais rigorosa e eficaz. Com isso, busca-se aumentar a segurança viária na região, minimizando riscos e protegendo vidas nas estradas.