Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF), durante fiscalização no km 345 da BR101, em Guarapari, nesta sexta-feira (10), flagrou um motorista que estava dirigindo há 40 horas sob efeito de rebite, nome comercial “nobésio sem limite”, substância que promove estímulos para manter o condutor acordado além do seu limite físico-psíquico.
O caminhoneiro transportava carga de rocha ornamental de 31 toneladas. Durante fiscalização foi constatado que o motorista não havia cumprido o descanso obrigatório.
Dentro do cabine do caminhão foi encontrado no painel do veículo uma cartela contendo 13 comprimidos do medicamento. O uso da droga pode causar redução drástica da capacidade de direção e controle do veículo.
“O rebite é uma droga derivada de anfetamina, altamente estimulante e que atua diretamente no sistema nervoso central, fazendo com que as capacidades físicas e psíquicas fiquem mais rápidas por um período determinado, depois de algumas horas sem dormir a pessoa perde a noção da realidade, cria uma mistura de sensações no cérebro, ocasionando paranoia, síndrome de perseguição e outros problemas associados, levando perigo aos usuários das rodovias brasileiras”, destaca a PRF em nota.
Segundo a polícia, o condutor afirmou que havia utilizado a droga e fazia uso constante para prolongar o tempo de direção e assim aumentar o valor recebido no transporte, pois conseguiria fazer mais viagens num espaço menor de tempo. “Ele afirmou ainda que a droga foi adquirida por R$ 30,00 em um posto de combustível no município de Arizona (PE)”, comentou a PRF.
O motorista e a droga foram encaminhados para o DPJ responsável no município.