A Polícia Rodoviária Federal prendeu nesse domingo (22), por volta de 16h15, um caminhoneiro transportando em uma carreta 140 tabletes de maconha, além de outras drogas, uma arma e comprimidos estimulantes chamados ‘rebites’. A ação aconteceu no Km 171 da BR 101, na Praça de Pedágio, em Aracruz. Segundo apurou a PRF, o transporte das drogas teve início no Rio de Janeiro tendo como destino o município de Linhares.
Segundo informou o Centro de Comando e Controle Regional da PRF-ES, no princípio da abordagem de rotina foram apreendidos 5 quilos de pasta base de cocaína, 2 quilos de cloridrato de cocaína e 1kg de skunk. Posteriormente, na delegacia de Polícia Civil em Linhares, uma nova inspeção realizada no veículo revelou um compartimento trancado por cadeado. Após localizar a chave, com a colaboração do motorista, os policiais encontraram quatro caixas contendo 132 tabletes de substância semelhante a maconha.
Questionado, o condutor declarou que havia recebido a proposta de uma pessoa desconhecida em um posto de combustíveis na rodovia Presidente Dutra, no Rio de Janeiro (RJ) e que pelo transporte até Linhares ele receberia R$ 5 mil após a entrega. Sobre a arma, afirmou que era de sua posse.
Rebite
De acordo com a PRF, na ação, foi abordada a carreta Scania /R450, atrelada a semirreboque frigorífico conduzida por um homem. Durante as consultas de praxe foi identificado que o condutor não havia realizado descanso obrigatório e estava conduzindo por longas jornadas. Ao ser perguntado se tinha realizado uso de substância conhecida popularmente como “arrebite”, o motorista disse que sim; que havia utilizado dois comprimidos de “Nobésio Extra Forte” por volta da zero hora do último dia 21 para o dia 22. Nesse momento o caminhoneiro pegou uma cartela com seis comprimidos intactos e 9 “slots” vazios e mostrou aos policiais.
Ainda segundo a PRF, na vistoria no interior do veículo foi encontrado um revólver calibre 38, com cinco munições intactas e uma deflagrada. A arma não estava registrada para o condutor.
Na sequência da fiscalização, foi encontrado, abaixo da cama da cabine do caminhão, a relação das seguintes substâncias: 2 tabletes de substância análoga a cloridrato de cocaína, totalizando 2 Kg, 1 tablete de substância análoga a skunk , totalizando 1kg, e 5 tabletes de substância análoga a Pasta base de cocaína, totalizando 5Kg. Já na Delegacia de Linhares, na outra inspeção, os policiais encontraram os tabletes de maconha. O condutor foi encaminhado junto com a droga para o DPJ do município.