29 de Junho de 2024

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Presidente Kennedy: impactos do Porto Central são discutidos em nova reunião

Por Bartolomeu Boeno
Economia - 02/02/2021, 11h32

Os impactos ambientais e socioeconômicos com a implantação do Porto Central no litoral de Presidente Kennedy foram assuntos tratados na última semana em reunião entre  o secretário de governo Fabrício Cordeiro da Cruz,  o CEO do Porto Central, José Maria Novaes, e a vice-governadora do Estado, Jaqueline Moraes. Em janeiro houve a primeira reunião entre as partes.

A Prefeitura de Presidente Kennedy, em sua nota sobre a reunião, diz que está acompanhando de perto “todas as ações deste grande empreendimento que será instalado no município”. E, que o objetivo “é apoiar o desenvolvimento do projeto, gerando emprego e renda para os kennedenses e de maneira sustentável para o crescimento da cidade”.

Reunião de trabalho com o governador

O Porto Central informou que teve sua primeira reunião de trabalho deste ano com o Governo do Estado do Espírito Santo e a Prefeitura de Presidente Kennedy no último dia 11 de janeiro. Nesta reunião participaram o governador Renato Casagrande, o prefeito de Presidente Kennedy Dorlei Fontão e os diretores do Porto Central, José Maria Vieira de Novaes e José Salomão Fadlalah.

 

Também participaram da reunião o Diretor Geral do Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo – DER-ES, Luiz Cesar Maretto Coura, os Secretários da Secretaria de Governo e de Desenvolvimento do Estado, Tyago Hoffmann e Márcio Kneip, respectivamente, e o empresário Marco Vivácqua.

Segundo a informação, o encontro teve como objetivo alinhar as ações que envolvem a atuação estadual e municipal na implementação do Porto Central. Diversos assuntos foram tratados, entre eles a infraestrutura local, o sistema de abastecimento de água, capacitação profissional e a possibilidade de utilizar os recursos do fundo soberano do Estado.

Em relação à melhoria da infraestrutura do entorno do porto, foi discutido os três projetos de melhorias do sistema rodoviário, a ES-162, que é a atual rodovia que liga a BR-101 passando na sede da cidade de Presidente Kennedy à área portuária; a realocação da Rodovia do Sol da ES-060; e a extensão da ES-297 que ligará à BR-101 à área portuária, próxima à divisa do estado.

Além das melhorias rodoviárias, também foi discutido o projeto da construção do ramal ferroviário ligando Anchieta a Presidente Kennedy, na divisa do Espírito Santo com o Estado do Rio de Janeiro. A construção do ramal sul da ferrovia EF-118, em parceria com a Vale, é o anseio da comunidade empresarial e industrial da região que busca criar uma plataforma logística adequada e competitiva que permitirá a conexão dos modais portuário, rodoviário e ferroviário, aumentando a capacidade de produção e movimentação de cargas e suprindo as necessidades econômicas da região sul do Espírito Santo.

Ainda segundo a informação, as reuniões de trabalho entre o Porto Central e os Governos Estadual e Municipal são fundamentais para garantir alinhamento entre todas as partes e traçar as ações e os objetivos para o novo ano buscando viabilizar a instalação do complexo portuário.

Sobre o Projeto

O Porto Central é um complexo industrial portuário multipróposito em desenvolvimento no Município de Presidente Kennedy/ES, sul do Estado do Espírito Santo, em uma área de aproximadamente 2.000 hectares.

Trata-se de um porto de águas profundas com até 25 metros de profundidade, capaz de receber navios de grande calado, como os navios Valemax e VLCC’s – Very Large Crude Oil Carrier.

O Porto Central será um porto que servirá grandes empresas dos setores de petróleo e gás, mineração, agrícola, de apoio à indústria offshore, assim como estaleiro e terminal de contêiner e carga geral que movimentarão cargas diversas como veículos, produtos siderúrgicos, coque de petróleo para cimenteiras, soja e fertilizantes, carvão, GNL, rochas ornamentais, etc.

O porto está sendo desenvolvido no modelo de condomínio portuário, no qual os empreendedores serão responsáveis pela infraestrutura portuária, terrestre e de utilidades (tais como dragagem, quebra-mar, cais e píeres e vias de acesso) e os clientes do Porto Central arrendam áreas para a implantação de suas respectivas indústrias e/ou terminais. Esse modelo reduz o investimento global e os custos operacionais para os nossos clientes, permitindo que os clientes dediquem os seus recursos às suas atividades fins.

O Porto Central visa criar uma nova perspectiva portuária, com um ambiente atrativo para a indústria, comércio e serviços, a fim de se tornar um porto de classe mundial único no Brasil.

Com informações da Prefeitura de Presidente Kennedy e Porto Central

Fonte: Prefeitura de Presidente Kennedy e Porto Central

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