Uma cena curiosa chamou a atenção de quem passava pelo km 74 da BR-101, em São Mateus, Norte do Espírito Santo, na manhã desta quarta-feira (29). Durante uma inspeção de rotina, um operador de tráfego da concessionária Ecovias Capixaba encontrou uma preguiça-comum (Bradypus variegatus) tentando atravessar a rodovia.
O funcionário Milson dos Santos de Souza, que realiza inspeções cotidianamente na via, interrompeu o trabalho para garantir a travessia segura do animal. Com cuidado e atenção, ele conduziu a preguiça até o outro lado da pista, evitando riscos tanto para o bicho quanto para os motoristas.
De acordo com a Ecovias Capixaba, situações como essa não são raras. O trecho da BR-101 em São Mateus é cercado por áreas de vegetação nativa, habitat natural das preguiças. Esses animais passam a maior parte do tempo nas copas das árvores, descendo ao solo apenas em momentos específicos, como para realizar suas necessidades fisiológica, o que ocorre cerca de uma vez por semana, ou durante o período reprodutivo.

A bióloga Grazielli Melo Pena, da Ecovias Capixaba, alerta para que motoristas e pedestres não tentem manusear animais silvestres.
“Apesar da aparência tranquila, as preguiças possuem garras que podem causar ferimentos. Sempre que visualizarem um animal próximo à BR-101, os usuários devem acionar a Ecovias Capixaba pelo telefone 0800 770 1101. Nossos colaboradores são treinados para realizar o afugentamento e o resgate com segurança”, orienta.





