As equipes de combate a dengue, da Vigilância Ambiental, órgão vinculado à secretaria municipal de Saúde, estão com escalas nos finais de semana para minimizar o avanço da dengue em Linhares, inclusive nos feriados. Hoje, Linhares contabiliza 2.816 casos notificados e 2.421 confirmados de dengue. Além da dengue, o município conta com 7 (sete) casos notificados de Zica e 17 casos notificados de Chikungunya, sem nenhuma confirmação.
O diretor da Vigilância Ambiental, Sérgio Lubiana, frisou a importância do apoio da população no combate ao mosquito transmissor da doença. “Os números de casos de dengue estão aumentando a cada dia e com uma velocidade muito rápida. Precisamos que a população se conscientize e cuida da sua casa. Estamos intensificando o combate, atuamos no feriado do dia primeiro de maio e vamos trabalhar todos os sábados deste mês, mas precisamos de todos para vencer a dengue”, destacou.
Os agentes de endemias estão atuando nos bairros do município com visitas casa a casa e a pontos estratégicos e ainda realizando o bloqueio de casos com o UBV Costal, nos bairros com maior número de casos da doença.
Ranking
Os bairros com maior incidência de casos confirmados no município são: Interlagos, com 709; Santa Cruz, 353; e Aviso, com 246 casos confirmados da doença.
Check-list
– Mantenha fechadas as tampas de vasos sanitários e de ralos pouco usados, como os de áreas de serviço e de lazer, que tenham a possibilidade de acumular água;
– Se for viajar, feche também os ralos dos banheiros e a tampa dos vasos sanitários;
– Mantenha o quintal sempre limpo, jogando fora o que não é utilizado;
– Deixe o quintal sempre bem varrido, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas etc.;
– Tampe tonéis, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;
– Certifique-se de que as lonas de cobertura estejam bem esticadas para não haver acúmulo de água;
– Não deixe acumular água nos vasos de plantas;
– Mantenha a bandeja que fica atrás da geladeira limpa e sem água;
– Coloque garrafas vazias de cabeça para baixo;
– Se por algum motivo tiver pneus no quintal, mantenha-os secos e abrigue-os em local coberto, ou descarte-os corretamente se não tiverem utilidade;
– Escove bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, vasos de plantas, tonéis, caixas d’ água) e mantenha-os sempre limpos.
– Antes de viajar, tire a água dos vasos de plantas e guarde a vasilha de água e de comida dos animais de estimação.