Prefeitura de São Mateus atua com parceiros para reduzir alagamentos em Guriri

Por Bartolomeu Boeno

A Prefeitura de São Mateus  está contando com a ajuda de parceiros nas ações para reduzir os efeitos dos alagamentos no balneário de Guriri. Entre os parceiros, a Prefeitura cita o governador Casagrande e a sucroalcooleira Alcon, de Conceição da Barra. A operação consiste em drenar a água acumulada em Guriri que está sendo bombeada para um canal, com  cerca de 2.000 metros, e escoamento aberto na Avenida Oceano Índico.

A Prefeitura concentrou seu maquinário e está trabalhando em regime 24 horas. A altura do lençol freático, acima do normal devido ao solo encharcado, exige que o acúmulo seja drenado até um curso d’água.

“Essa é uma ação para restabelecer a circulação de veículos e pedestres nas regiões onde estamos e vamos intervir”, disse o secretário de Obras, Albino Enézio, que complementa: “A solução definitiva só acontecerá quando o Governo do Estado concluir as obras de Macrodrenagem. Aí teremos um escoamento rápido e constante, reduzindo substancialmente ou mesmo eliminando os alagamentos, comuns na temporada de chuvas.”

Água da chuva inunda vários pontos e vias  em Guriri

Segundo a Prefeitura, dezenas de máquinas, entre retroescavadeiras, escavadeiras hidráulicas, caminhões estão trabalhando no canal, em Guriri Sul. O prefeito Daniel Santana explicou que assim que as obras terminarem, todo o aparato será deslocando para Guriri Norte, onde serão realizadas as mesmas ações para escoar a água naquela região.

O prefeito agradeceu ao Governo do Estado e  à Alcon pelo suporte à ação, sem custos para os cofres públicos. A empresa disponibilizou bombas de alta pressão, tubulação metálica e pessoal especializado, “fundamentais” para os serviços de bombeamento da água para os canais que estão sendo abertos. “Quando as pessoas de bem se unem coisas grandes acontecem. E quem agradece é o povo que mais precisa”, destacou o prefeito.

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes.
Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.