Através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a Prefeitura de Guarapari implantou na última sexta-feira (31) o Projeto Vincule, voltado à atenção e cuidado às adolescentes grávidas do município de Guarapari, oferecendo suporte profissional sistematizado e integrado, garantindo o acompanhamento multidisciplinar pela rede pública do município.
Desenvolvido pela psicóloga Danieli Simoni, e regido pelas equipes de Saúde Mental e Saúde da Mulher, o projeto visa a participação ativa das gestantes nos serviços, construindo um espaço de atenção e cuidado para esclarecimentos de dúvidas, partilha de sentimentos e expectativas frente ao desafio da maternidade na adolescência, além do desenvolvimento do protagonismo no manejo de projeto de vida.
“Esperamos que estes momentos sejam de trocas e que às sensibilizem sobre a importância de uma gestação desejada e planejada, bem como para a importância do vínculo afetivo mãe-bebê”, comentou o Subgerente de Saúde Mental, Filipe Costa Vieira.
Em 2019, Guarapari registrou aproximadamente 280 adolescentes em período gestacional. Até julho deste ano, já são mais de 100 adolescentes.
Fonte: Prefeitura de Guarapari