A Prefeitura de Aracruz, por meio das Secretarias de Administração e Recursos Humanos (Semad), Turismo e Cultura (Semtur), Desenvolvimento Social e Trabalho (Semds), Habitação e Defesa Civil (Sehab), mobilizou uma equipe de voluntários para costurar máscaras que serão distribuídas para a população e servidores.
De acordo com a secretária de Turismo e Cultura, coordenadora da ação, Flávia Cândida Ferreria Santos, o projeto de confecção das máscaras de tecido surgiu, inicialmente, com o objetivo de atender apenas o público interno de servidores, pois a Semtur possui uma sala de costura própria, com máquinas de costura, mesa de corte, e servidoras efetivas costureiras.
Com o avanço da pandemia da Covid-19 e as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde sobre o uso de máscaras caseiras de tecido, além da determinação através de decreto municipal da obrigatoriedade do uso de máscaras durante a circulação, houve a necessidade de ampliar a distribuição para população em geral como medida preventiva e educativa. A partir daí, o projeto ganhou vulto com a aquisição de insumos (tecido, linha e elástico) para a confecção de 100 mil máscaras.
As máscaras são confeccionadas em tecido 100% algodão, possuem camada dupla, e seguem os padrões recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde. Para agilizar a confecção das máscaras, a Prefeitura de Aracruz fará uma campanha para mobilizar mais voluntários interessados em ajudar na produção dos equipamentos. “Estamos envolvendo, além de nossas equipes, um grupo de voluntários que, com muita dedicação e amor por Aracruz, estão nos ajudando na costura destas máscaras. Quem quiser participar desta ação coletiva é só entrar em contato conosco para fazer o cadastro e receber o material necessário para confecção das máscaras”, explica a secretária.
A pessoa interessada em se inscrever voluntariamente para costurar as máscaras deve entrar em contato com a Semtur através do telefone (27) 9 9746-8766, inclusive por meio do WhatsApp. Vale ressaltar que o uso da máscara é obrigatório inclusive nas ruas, conforme o último decreto publicado no dia 21 de abril. Cada morador que for flagrado nas ruas sem a máscara, além de recebê-la, será instruído a sempre manter seu uso.
Primeira ação nas ruas
Vinte e três servidores, divididos em sete equipes, foram hoje para as regiões de maior aglomeração na Sede para distribuir um outro lote de máscaras, neste caso, doado pela empresa Portocel. A ação aconteceu na Avenida Venâncio Flores, desde o bairro Vila Nova até as imediações da Praça da Paz, no Centro. Foram distribuídas 1.320 máscaras aos cidadãos que transitavam sem o equipamento.
“A abordagem teve finalidade de conscientização. Estamos orientando as pessoas nas ruas sobre a importância de respeitar o isolamento social que é a melhor forma de prevenção contra o novo coranavírus”, enfatizou Flávia Cândida.
O prefeito Jones Cavaglieri destacou a importância da conscientização dos moradores de Aracruz. “A distribuição de máscaras está contemplada no nosso último decreto. Adquirimos insumos para produzir 100 mil máscaras que atenderão às demandas que forem surgindo. Ainda conseguimos mais 4 mil máscaras junto à Portocel para serem entregues à população, em especial, aos nossos indígenas. É de extrema importância conscientizarmos nossos moradores para que eles utilizem as máscaras e nos ajudem a combater a proliferação do novo coronavírus”, disse.
A próxima ação de distribuição de máscaras acontecerá na próxima quinta-feira (30/04) nas ruas dos distritos de Aracruz. A operação acontecerá em Santa Rosa, Guaraná, Jacupemba, Vila do Riacho, Barra do Riacho, Barra do Sahy, Coqueira de Aracruz e Santa Cruz.