Prefeito é afastado por corrupção e lavagem de dinheiro

Marcelo Lima terá que usar tornozeleira eletrônica; suspeita é de esquema de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo a administração pública da cidade

Por Redação
Foto: Divulgação

* Com informações do SBT NEWS

O prefeito de São Bernardo do Campo, Marcelo Lima (Podemos), foi afastado do cargo nesta quinta-feira (14) em uma operação da Polícia Federal. Como uma alternativa à prisão, a Justiça determinou o uso de tornozeleira eletrônica com recolhimento domiciliar noturno e aos finais de semana.

A Operação Estafeta investiga crimes de corrupção e lavagem de dinheiro atribuídos a uma suposta organização criminosa, que tem indícios de atuação na administração pública na cidade da Grande São Paulo.

Ao todo, os policiais federais cumprem duas prisões preventivas, 20 mandados de busca e apreensão e medidas de afastamento de sigilos bancário e fiscal nas cidades de São Paulo, São Bernardo do Campo, Santo André, Mauá e Diadema.

As ordens judiciais foram expedidas pelo Tribunal de Justiça de São Paulo e incluem também afastamento de cargos públicos e monitoramento eletrônico de investigados.

Investigações

A investigação começou em julho de 2025, após a apreensão de R$ 14 milhões em espécie, entre reais e dólares, com um servidor público suspeito de integrar o esquema.

Os envolvidos poderão responder, de acordo com suas participações, pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, corrupção passiva e corrupção ativa.

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes.
Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.