
Um prédio desabou na madrugada desta quarta-feira (29) no bairro Cobi de Baixo, em Vila Velha, por volta das 3h30, e assustou moradores da região. O imóvel, que estava desabitado, era utilizado ocasionalmente por pessoas em situação de rua. Até o momento, não há confirmação de vítimas, segundo o Corpo de Bombeiros.
Equipes de cães farejadores foram mobilizadas para auxiliar nas buscas entre os escombros, enquanto a Defesa Civil Municipal e a Secretaria de Obras acompanham a ocorrência.
“As equipes seguem mobilizadas para garantir a segurança das famílias e minimizar os riscos na área afetada”, afirmou o subsecretário de Defesa Civil, Afonso Belenda.

Imóveis ao lado de prédio que desabou são evacuados
Os prédios vizinhos ao imóvel que desabou foram interditados pela Defesa Civil, pois ficaram danificados e precisaram ser evacuados. O órgão também notificou os moradores da região para que deixem suas residências, já que há risco de colapso e novos desabamentos.
Segundo a Defesa Civil, todos os prédios e residências do entorno ao imóvel que desabou estão em uma faixa de domínio de competência federal, pois ficam próximos ao trilho do trem. Ou seja, é uma área de ocupação irregular.
Veja como o edifício ficou após o desabamento:
Assistência às famílias
Equipes das secretarias de Desenvolvimento Urbano, Assistência Social, Obras e Serviços Urbanos atuam no local desde as primeiras horas da manhã. A prefeitura informou que está prestando suporte às famílias para retirada de pertences e avaliação de perdas materiais.
A limpeza dos escombros será iniciada assim que todos os bens forem removidos, e, conforme a área for liberada, os imóveis comprometidos serão demolidos de forma segura e controlada.
A Prefeitura de Vila Velha informou que os moradores que se enquadrarem nos critérios da legislação municipal sobre moradias em área de risco terão direito ao benefício do aluguel social, até que novas soluções habitacionais sejam providenciadas.





