Uma criança de 5 anos ficou ferida após um prato de vidro se quebrar durante o horário da merenda em uma creche no bairro Novo Horizonte, na Serra, na última sexta-feira (25). A criança sofreu cortes em três dedos da mão esquerda e precisou passar por uma cirurgia.
“O cirurgião me disse que, por milagre, ela não perdeu os movimentos dos dedos. Poderia ter sido uma tragédia”, afirmou a mãe da criança.
A mãe disse ainda que não recebeu respostas claras da escola sobre o que aconteceu no momento do fato.
“A Sedu me ligou dizendo que iam dar todo suporte que eu precisava, mas expliquei que eu queria respostas da escola e não tive quando questionei. Três secretárias foram até o hospital pessoalmente falar comigo e disseram que, no momento, a coordenadora tinha outra escola e não pôde ir falar comigo, mesmo a situação sendo grave. Disseram também que a professora não quis falar comigo por receio na hora”, contou.
A mulher disse entender que acidentes acontecem, mas pede mais atenção no cuidado com as crianças. “Eu sei que eles são humanos e têm seus problemas, e que acidentes acontecem, mas eles têm que ter mais responsabilidade no manuseio e evitar deixar esses pratos nas mãos da criança”, desabafou.
Apesar do susto, a criança teve alta hospitalar e passa bem.
Prefeitura diz que caso está sendo acompanhado
Em nota, a Prefeitura da Serra informou que a equipe escolar prestou socorro imediato e acionou o pai da criança, que acompanhou a filha durante todo o atendimento médico. O município afirmou ainda que uma equipe da Secretaria de Educação acompanhou o atendimento e continua dando suporte à família.
Sobre o uso de pratos de vidro, a prefeitura explicou que os utensílios seguem critérios técnicos de segurança alimentar, de acordo com orientações da Anvisa e do Inca, e que o material utilizado nas creches é vidro temperado, com maior resistência a impactos. “Reforçamos nosso compromisso com a segurança e o bem-estar dos estudantes e seguimos acompanhando o caso”, disse o município em nota.