Porto de Vitória vai retomar operações ferroviárias em 2026

Investimentos, novos contratos e expansão estrutural preparam o Porto de Vitória para ampliar rotas e cargas a partir de 2026

Por Redação
Foto: Divulgação

O Porto de Vitória vai voltar a receber operações ferroviárias a partir de 2026. A informação é da Vports, administradora do complexo portuário, que anunciou mais de R$ 600 milhões em investimentos e 16 novos contratos firmados neste ano. Segundo a empresa, esses avanços vão ampliar a capacidade logística e abrir novas rotas e oportunidades de negócios no Espírito Santo.

A Vports e parceiros estratégicos vão investir mais de R$ 100 milhões para viabilizar a operação ferroviária no Cais de Capuaba. As obras incluem a recuperação da pera ferroviária, melhorias de infraestrutura, ampliação da capacidade de armazenamento de granéis sólidos e implantação de sistemas de automação.

Um contrato de 17 anos firmado com a Multilift prevê a construção de uma moega ferroviária exclusiva para descarregamento de ferro-gusa. A obra deve ser concluída no primeiro semestre de 2026 e a operação da carga será feita em parceria entre Vports, Multilift e VLI.

Segundo o presidente da Multilift, Rafael Fattorelli, o projeto aumenta a eficiência da movimentação de cargas e abre novas possibilidades de desenvolvimento para o Estado. Para o CEO da VLI, Fábio Marchiori, a retomada da ferrovia fortalece a conexão entre o litoral capixaba e o interior do país, oferecendo alternativas logísticas mais eficientes e sustentáveis.

Novas rotas e oportunidades

Com a reativação das operações ferroviárias, o ferro-gusa chegará diretamente ao porto, elevando o potencial logístico do Espírito Santo. O diretor-presidente da Vports, Gustavo Serrão, destacou que a obra pode abrir novas rotas, incluindo uma ligação inédita com o Centro-Oeste, além de atender regiões como Goiás e o Triângulo Mineiro.

A Vports lembra que os portos administrados pela empresa estão conectados às principais áreas produtoras de grãos e minerais, com acesso a ferrovias e às rodovias BR-101 e BR-262. A ampliação de 70 mil m² na área destinada a contêineres — crescimento de 60% — também deve reforçar a operação após investimentos de R$ 35 milhões.

Licenciamento de Barra do Riacho

Outro marco previsto para 2026 é a conclusão do licenciamento ambiental do Porto de Barra do Riacho, em Aracruz, junto ao Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). A área, de 522 mil m², faz parte do Parklog-ES e deve abrigar um porto multipropósito.

O projeto inclui atividades voltadas ao setor de grãos, gás, serviços offshore e até o descomissionamento de plataformas de petróleo, aproveitando a posição estratégica do Espírito Santo.

Crescimento no setor automotivo

A Vports também anunciou a renovação do contrato com a Comexport, maior empresa do Espírito Santo e gigante do comércio exterior. A parceria deve permitir a movimentação de mais de 200 mil veículos por ano, consolidando o Estado como principal porta de entrada de automóveis importados no Brasil.

Além disso, a expectativa é de aumento na importação de máquinas, equipamentos e cargas especiais, que exigem operações diferenciadas.

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