A VLI, companhia que opera ferrovias, portos e terminais, conquistou habilitação para exportar milho à China. A operação será realizada por meio do Terminal de Produtos Diversos (TPD), no Porto de Tubarão, Espírito Santo.
Com isso, os clientes atendidos pelo Corredor Leste ganham acesso ao maior mercado importador da commodity agrícola. Esse corredor conecta o Triângulo Mineiro ao sistema portuário capixaba, via Ferrovia Centro-Atlântica e Estrada de Ferro Vitória a Minas. Ambas as rotas são operadas ou utilizadas pela VLI, com direito de passagem garantido.
Para obter a habilitação, o TPD passou por um rigoroso processo de cadastro no Sipeagro, do Ministério da Agricultura. Essa etapa incluiu o registro como armazém portuário para exportação de milho à China.
Além disso, foram exigidos documentos como o Manual de Boas Práticas de Fabricação (BPF). Também foi necessário implementar o sistema de monitoramento de micotoxinas e resíduos de agrotóxicos nos grãos armazenados.
Além da documentação, foram feitas adequações e treinamentos com os colaboradores do terminal. Isso garantiu conformidade com os padrões exigidos pelo mercado chinês.
“A qualidade dos grãos exportados é uma premissa fundamental para a VLI. Desde o recebimento até o embarque, são monitorados rigorosamente todos os parâmetros exigidos pelos órgãos fiscalizadores e pelos contratos internacionais, de modo a garantir o controle efetivo das operações e assegurar que a carga dos nossos clientes chegue com segurança e qualidade aos mercados mais exigentes do mundo, como o chinês”, destaca o diretor de Operações do Corredor Leste da VLI, Daniel Schaffazick.
Demanda
Atualmente, a VLI movimenta no Espírito Santo cargas como grãos, farelo, fertilizantes, celulose e produtos siderúrgicos. Por meio do Corredor Leste, transporta cerca de 16,7 milhões de toneladas por ferrovia anualmente. Nos portos capixabas, movimenta aproximadamente 16,2 milhões de toneladas ao ano.
A demanda chinesa por milho brasileiro aumentou após 2022, com a guerra na Ucrânia impactando o fornecimento de grãos. Dessa forma, a China ampliou os contratos comerciais com o Brasil.
Desde 2023, o país asiático adotou novos protocolos fitossanitários. Esses protocolos envolvem critérios rígidos quanto a sementes e pragas presentes em território brasileiro.
Renovação da concessão
Enquanto amplia as operações no Espírito Santo, a VLI também negocia a renovação da concessão da FCA. O contrato prevê investimento de quase R$ 30 bilhões, conforme compromisso com o Ministério dos Transportes. Desse total, cerca de R$ 10 bilhões serão destinados à modernização da ferrovia e mobilidade urbana.
Pelo plano da companhia, 65% dos recursos serão aplicados nos primeiros 15 anos após a renovação. Esses investimentos devem beneficiar diretamente os portos capixabas conectados ao interior do país.