Os capixabas devem ficar atentos para mais um alerta de epidemia. Em coletiva realizada na manhã desta quarta-feira (5), o secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, alertou para o risco do aumento dos caso de dengue, que pode ocorrer com mais frequência durante o clima quente e úmido do verão.
De acordo com o secretário, a população deve redobrar os cuidados para conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti, uma vez que a epidemia acontece em ciclos de 3 a 5 anos, desde 1995. No Espírito Santo, desde 2018 não ocorre uma crise de virose significativa.
Veja: Com mais casos de covid e gripe, ES vai aumentar em 300 leitos a oferta em hospitais
Os cuidados para prevenir a transmissão da doença estão no combate aos focos do mosquito, como a eliminação dos depósitos inadequados de água, limpeza de calhas, vasos de plantas, caixas d’água, entre outros.
Alerta
O secretário afirma ainda que a população deve observar sintomas como febre, dores musculares e nos olhos e manchas, que são características da doença. Além disso, os profissionais da saúde devem estar atentos no atendimento a pacientes com esses sintomas, considerando-os no momento de diagnóstico.
Leia também: 13 mil casos de dengue são registrados em dez meses no ES
De janeiro a outubro de 2021, 13.220 de casos de dengue foram registrados no Espírito Santo. Esse número é quase o quíntuplo de casos de chikungunya e quatorze vezes mais de zika, que respectivamente, no mesmo período, houve 2.879 e 847 ocorrências.