Polícia resgata 21 animais vítimas de maus-tratos na Serra

Cães e gatos foram encontrados em um ferro-velho do bairro Rosário de Fátima

Por Redação
Foto: Reprodução PCES

Vinte e um animais, entre cães e gatos, foram resgatados nesta quarta-feira (29) sob suspeita de estarem sofrendo maus-tratos em um ferro-velho do bairro Rosário de Fátima, na Serra. De acordo com a polícia, eles estavam em condições extremamente precárias.

“O ambiente em que se encontravam era insalubre, com muitas fezes espalhadas, sem água fresca e sem alimento. Os cachorros estavam trancados em um cômodo, enquanto os oito gatos estavam confinados em outro, sem acesso a espaço adequado. Alguns desses gatos eram filhotes e todos estavam expostos a um forte cheiro de amônia, proveniente da urina acumulada”, explicou o delegado Leandro Piquet, da Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA).

Uma das situações mais graves encontradas pela equipe foi a de um cachorro que estava confinado em uma espécie de banheiro, totalmente lacrado, com a porta pregada com pregos, sem possibilidade de sair.

“No pavimento superior do ferro-velho, encontramos o primeiro animal em um ambiente extremamente sujo, com fezes e sem comida. Esse cômodo era dividido por paletes e no cubículo do banheiro, havia mais dois animais. No final da construção, havia um terceiro cômodo com outros três animais. Além disso, outros cachorros estavam soltos pelo ferro-velho, todos sem alimentação adequada e sem qualquer condição de viver ali”, disse o delegado Leandro Piquet.

A equipe policial recebeu a informação de que a pessoa responsável pela guarda dos animais passava esporadicamente no local, oferecendo alimentação e água, mas sem a frequência necessária para garantir o bem-estar dos animais.

“Não havia condições mínimas para criar qualquer animal naquele ambiente. O resgate dos 21 animais levou cerca de quatro horas e foi necessário o uso de três veículos e três equipes para transportar todos os animais. Alguns cachorros estavam tão debilitados que não conseguiam se locomover devido ao confinamento extremo, e apresentavam dificuldades para descer escadas. Infelizmente, devido ao estresse do resgate, um dos cachorros veio a óbito no próprio local”, concluiu Piquet.

Agora, um inquérito policial será instaurado a fim de identificar o proprietário do local e aplicar a devida punição.

Quem tiver informações sobre casos de maus-tratos podem fazer uma denúncia pelo telefone 181 ou pelo site disquedenuncia181.es.gov.br. Não é preciso se identificar.

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes.
Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.