A Polícia Civil do Espírito Santo recuperou R$ 18.995,00 obtidos por meio de um golpe aplicado contra um idoso no município de Venda Nova do Imigrante. A ação foi realizada no último dia 29 e faz parte de uma investigação em andamento para desarticular um esquema de fraudes virtuais voltadas, principalmente, contra pessoas idosas.
De acordo com o delegado Eduardo Oliveira, titular da Delegacia Especializada de Investigações Criminais (Deic) do município, o idoso foi enganado por uma organização criminosa que aplica golpes pela internet. Os suspeitos se passaram por representantes de uma ação judicial e afirmaram que a vítima teria direito a uma indenização já liberada. No entanto, para receber o valor, ela precisaria participar de uma suposta audiência com um juiz, realizada por meio de videochamada.
“Os criminosos se aproveitaram da ingenuidade e da vulnerabilidade da vítima, uma pessoa idosa e com problemas de saúde, para enganá-la e induzi-la a realizar pagamentos e transferências indevidas, totalizando um prejuízo de cerca de R$ 37 mil”, explicou o delegado.
As investigações começaram após o idoso procurar a Delegacia e relatar o ocorrido. Com base nas informações fornecidas, os policiais conseguiram identificar um dos integrantes do grupo criminoso, localizado no Estado de São Paulo. Parte do valor subtraído foi devolvida pelo suspeito.
As diligências seguem em andamento com o objetivo de recuperar o restante do montante e identificar outros envolvidos no esquema. Por se tratar de uma investigação em curso, a Polícia Civil informou que não divulgará outros detalhes neste momento, a fim de não comprometer os trabalhos.





