Polícia detalha operação importante em Santa Maria de Jetibá

Operação resultou na prisão do traficante mais procurado da região

Por João Bassini
Foto: Divulgação/Sesp-ES

A Polícia Civil reuniu a imprensa nessa quinta-feira (21) para detalhar a operação conjunta que resultou na prisão do traficante Gilson Plaster, 32 anos, em Santa Maria de Jetibá, no último dia 13. Segundo a polícia, Plaster era “um dos criminosos mais procurados da Região Serrana” e estava foragido do sistema prisional desde março de 2023.

Após trabalho de investigação da Delegacia de Santa Maria de Jetibá, com apoio da Polícia Militar, o traficante foi preso na localidade de Alto São Sebastião, zona rural do município. Com ele foram aprendidas arma, quantia de R$ 7 mil, além de droga. Na ação também foram conduzidas 14 pessoas.

Arma, drogas. dinheiro e celulares apreendidos na ação/Sesp-ES

O delegado chefe da Polícia Civil, José Darcy Arruda, destacou a prisão de Gilson Plaster, considerando: ” É uma prisão extremamente importante porque esse traficante já vinha há muito aterrorizando aquela comunidade em que ele impunha o império do medo. As pessoas viviam com medo dele. E ele abusava dessa prerrogativa de ser um bandido de altíssima periculosidade. No entanto, com essa união de forças tanto da Polícia Civil quanto da Polícia Militar foi feita essa prisão e pudemos restabelecer a paz de espírito daquela comunidade. Então, eu parabenizo porque é uma prisão extremamente importante e qualificada”, reafirmou.

Delegado José DArcy Arruda/Sesp-ES

 

Delegada Fernanda Prado conduziu a operação /Sesp-ES

Segundo explicou a titular da Delegacia de Polícia (DP) de Santa Maria de Jetibá, delegada Fernanda Prado, Gilson Plaster está envolvido com o tráfico de drogas em Santa Maria de Jetibá pelo menos desde o ano de 2015; ano do primeiro  processo que tem contra ele. A partir de então ele passou a ser investigado por crimes como tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo.

Ainda segundo a delegada, “ele foi preso em 2017 mas conseguiu se evadir do sistema prisional no ano de 2023 e mesmo quando estava no sistema prisional ele comandava o tráfico de drogas por intermédio de outras pessoas; a família como um todo é voltada para o tráfico de drogas na região de Santa Maria de Jetibá. Ele comanda esse grupo de pessoas com associação para o tráfico então era muito importante que conseguíssemos capturar o Gilson, porque ele já respondia por tráfico, posse ilegal de arma, receptação e corrupção ativa e como foi preso em flagrante, ele vai responder também tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo”.

A delegada disse ainda que a investigação continuará, observando que foi apreendida com ele a quantia de 7 mil reais e que quando foi preso anteriormente foi apreendida com ele R$ 26 mil. “É uma pessoa que se enriquece com o tráfico. Ele era um feirante em Santa Maria de Jetibá, mas com o desenvolvimento da atividade, passou a dedicar-se exclusivamente ao tráfico. Ele impõe o império do medo às pessoas que residem nas suas propriedade e temos notícia de que ele seja o mandante de alguns crimes de homicídio de usuários que consumindo ou vendendo essa droga não lhe passaram esse valor pra ele. Então, é um traficante muito perigoso e foi uma prisão muito importante para a região de Santa Maria de Jetibá”, reconhece.

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.