Polícia Civil se despede do K9 Zack após 14 anos de serviço

O cão faleceu por conta de um câncer nos pulmões

Por Redação
Foto: Divulgação/PCES

Na noite da última terça-feira (21), a Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) se despediu de Zack, o primeiro cão do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DEHPP). Após 14 anos de serviços prestados, Zack faleceu em decorrência de um câncer nos pulmões, deixando um legado no combate ao tráfico de drogas e em operações policiais.

Zack nasceu em julho de 2011 e, entre 2012 e 2013, recebeu treinamento especializado que o habilitou como cão de faro sob a condução do investigador de polícia André Cardoso, atualmente Oficial Investigador de Polícia (OIP). Ele foi o primeiro membro da unidade de canil da DHPP, criada em 2012 em parceria com a Receita Federal, sendo treinado pelos mesmos profissionais que adestram os cães do Centro Nacional de Faro da Receita Federal do Brasil (CNCF).

Durante sua carreira, Zack participou de investigações de homicídios e ações de combate ao tráfico de drogas, colaborando com diversas unidades da PCES. Em 2015, a dupla formada por Zack e Cardoso foi responsável pela apreensão de 47 quilos de maconha em um ônibus interestadual abordado em Iúna.

O cão também trabalhou em conjunto com outras corporações, como a Polícia Rodoviária Federal (PRF), onde, em 2016, Zack e a cadela Lana localizaram cerca de 50 quilos de maconha em um ônibus na BR-101, que vinha de São Paulo. Esta foi apenas uma das inúmeras operações conjuntas que Zack participou ao longo de sua carreira.

Além de sua atuação com a PRF, Zack colaborou com a Polícia Federal (PF), Receita Federal do Brasil, Polícia Penal do Espírito Santo (PPES), Corpo de Bombeiros Militar (CBMES) e Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), enriquecendo ainda mais seu currículo policial.

Zack se aposentou em 2022, após anos de serviço ativo. Apesar de sua aposentadoria, ele permaneceu sob os cuidados de seu tutor, convivendo com crianças e outros cães, até seu falecimento. 

André Cardoso, seu tutor e condutor durante muitos anos, expressou sua gratidão: “Zack foi fundamental no combate ao tráfico de drogas, participando de inúmeras operações policiais. A sua existência e atividade foram cruciais para a integração e o sucesso das ações conjuntas com diversas instituições. Gostaria de agradecer a todos pela confiança demonstrada durante a nossa trajetória e, especialmente, ao Dr. Gustavo Machado Jantorno, médico veterinário, PhD em Ciências Animais e treinador responsável do Centro Nacional de Cães de Faro da Receita Federal, por ter sido o mentor e responsável pela carreira de sucesso do K-9 Zack.”

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes.
Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.