Polícia Científica abre inscrição para projeto Jovem Perito

Projeto permite que instituições de Ensino Médio e Superior, públicas e privadas se inscrevam

Por Redação
Participantes fazem imersão em Ciências Forenses/PCIS
A Academia de Ciências Forenses (ACF) da Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES) abriu inscrições para o Projeto Jovem Perito 2025. O projeto permite que instituições de Ensino Médio e Superior, públicas e privadas, se inscrevam para receber uma experiência educativa prática em Ciências Forenses aplicada à perícia criminal.

A dinâmica do Projeto Jovem Perito inclui uma palestra introdutória sobre Ciências Forenses ministrada por um perito criminal. A seguir, os alunos interagem com uma cena simulada de crime envolvendo uma morte violenta. Nesse momento, os peritos ensinam sobre a importância da preservação do local do crime, coleta de vestígios e cadeia de custódia, ferramentas essenciais para orientar o sistema de justiça.

Após a simulação, o aprendizado é ampliado nas estações forenses, onde os estudantes exploram áreas como Balística Forense, Biologia Forense, Papiloscopia Forense e Química Forense.

O projeto, um desdobramento do Circuito Jovem Perito das Semanas Estaduais de Ciência e Tecnologia de 2012 e 2013, foi reformulado em 2024 após a criação da Polícia Científica, levando mais de 8.560 alunos a vivenciarem essa experiência imersiva até agora.

Inspirado pelo princípio da troca de Locard, que afirma que “todo contato deixa uma marca”, um dos fundamentos das Ciências Forenses, e que quer dizer que qualquer pessoa ou coisa que entre em um local deixa algo para trás e leva algo consigo, o projeto procura impactar estudantes, despertando a curiosidade científica, o senso crítico e a responsabilidade social.

INSCREVA-SE: AQUI

Dúvidas: jovemperito@pci.es.gov.br

Página no Jovem perito:  https://pci.es.gov.br/jovem-perito

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes.
Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.