A Polícia Civil descobriu um esquema de abate e venda ilegal de carne de cavalo que abasteceria açougues, restaurantes e churrasquinhos na Grande Vitória. Dois homens, de 24 e 67 anos, foram presos em Fundão, no Norte do Espírito Santo, na tarde de terça-feira (21), transportando 390 quilos da carne.
A prisão aconteceu durante uma operação conjunta entre as polícias Civil e Militar, dentro da Operação Estado Presente. De acordo com o delegado Leandro Sperandio, da Delegacia de Fundão, os suspeitos vinham sendo monitorados há cerca de dez dias. As investigações indicam que eles já forneciam carne de cavalo para estabelecimentos em Jacaraípe e Nova Almeida, na Serra, e também em Vila Velha.
Na terça-feira, os homens teriam abatido dois cavalos na região de Cupido, em Aracruz, e seguiam para a entrega quando foram interceptados em Praia Grande, distrito de Fundão. No local onde o abate ocorreu, a polícia encontrou as cabeças e o couro dos animais.
Os dois foram autuados por maus-tratos a animais, crimes contra a saúde pública e contra o consumidor, sendo encaminhados ao Centro de Detenção Provisória de Aracruz.
A carne foi recolhida e descartada com o apoio da Vigilância Sanitária. A Polícia Civil informou que os estabelecimentos que teriam recebido o produto estão sendo monitorados.





