Uma denúncia anônima levou a Polícia Militar a descobrir um laboratório de refino de cocaína dentro de uma casa no bairro Flexal II, em Cariacica, na noite desta segunda-feira (28). A quantidade de material apreendido impressiona: mais de 2.500 pinos da droga já prontos para venda, além de cerca de 25 quilos de cocaína ainda em processamento, e 100 quilos de produtos químicos utilizados no refino, como ácido bórico, éter e acetona.
A operação foi conduzida por equipes da Força Tática do 7º Batalhão, que precisaram de várias viaturas para transportar toda a droga e o material usado no preparo e embalo dos entorpecentes. Segundo a PM, o local funcionava como um laboratório clandestino e estava equipado com panelas, peneiras, bacias plásticas, liquidificadores, colheres, facas, balanças de precisão, além de três rádios comunicadores com bases, 42 baterias, cinco máscaras e sacos com milhares de pinos vazios.
Apesar da grande apreensão, ninguém foi preso. A Polícia acredita que os traficantes estejam utilizando residências discretas, que não chamam atenção, como esconderijos de drogas e centros de produção. A movimentação no imóvel era mínima, o que dificultava a identificação por vizinhos.
Os entorpecentes e materiais recolhidos foram encaminhados à 4ª Delegacia Regional de Cariacica, onde a ocorrência foi registrada sem conduzidos. A Polícia Civil informou que toda a droga será enviada ao Laboratório de Química Forense da Polícia Científica (PCIES) para análise e posterior incineração.
As investigações seguem para identificar os responsáveis pelo laboratório. A PM reforça a importância das denúncias anônimas, que podem ser feitas pelo telefone 181.
* Com informações de Fábio Gabriel, da TV SIM/SBT