Uma operação do Comando de Operações Táticas em Mata Atlântica (Cotama), do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), resultou na apreensão de 16 armas na zona rural de Santa Leopoldina, na última quinta-feira (10). A ação foi motivada por três ocorrências, sendo duas oriundas do disque-denúncia 181 e uma registrada durante patrulhamento na região.
Segundo a PM Ambiental, foram apreendidas 14 espingardas e canhões, além de duas armas de ar comprimido. Também foram localizados diversos acessórios utilizados em práticas de caça, como miras a laser, mira holográfica, luneta, supressores de ruído, aparelhos de visão noturna e câmeras camufladas para monitoramento de animais.
Durante a fiscalização, os policiais também flagraram crimes ambientais, como captação irregular de água e a manutenção de um tanque de peixes fora dos padrões da legislação.
Além das armas e equipamentos, foram encontradas munições de diferentes calibres, animais silvestres e outros materiais utilizados em ações de caça ilegal.
Duas pessoas foram detidas e encaminhadas à Delegacia Regional de Cariacica, junto com todo o material apreendido. Os nomes dos envolvidos não foram divulgados.
A PM Ambiental destacou a importância das denúncias feitas pela população para coibir esse tipo de crime. “As informações recebidas pelos canais oficiais são fundamentais. As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo site disquedenuncia181.es.gov.br ou pelo telefone 181. O sigilo é garantido”, reforçou a corporação.