A Polícia Federal realizou uma operação, na manhã desta quinta-feira (3), com o objetivo de combater o armazenamento de arquivos contendo cenas de abuso sexual infanto-juvenil. Um mandado de busca e apreensão foi cumprido na residência de um suspeito no município de Rio Novo do Sul.
A ação foi realizada em resposta a uma denúncia recebida em 2024, quando uma entidade não governamental estrangeira alertou a PF sobre a presença de tais arquivos em um site de armazenamento em nuvem.
Durante a ação, os policiais federais apreenderam um celular e um notebook do suspeito, que agora passarão por perícia técnica criminal para análise do conteúdo. O investigado foi conduzido à Delegacia da PF em Cachoeiro de Itapemirim, onde prestará declarações sobre o caso.
De acordo com a PF, o suspeito poderá responder pelo crime de armazenar fotografias, vídeos ou qualquer outra forma de registro que contenha cenas de sexo explícito ou oprnográfico envolvendo crianças ou adolescentes. As penas para esse tipo de crime podem chegar a 4 anos de prisão.