A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (3), a Operação Salvares, que investiga um esquema de corrupção envolvendo recursos públicos destinados à área da saúde. A ação contou com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU) e a cooperação técnica do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES).
Seis mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos municípios de Vila Velha e São Mateus, no Espírito Santo, além do Rio de Janeiro (RJ). As ordens foram expedidas pela Justiça Federal, que também determinou o sequestro e bloqueio de bens e valores dos investigados, bem como o afastamento de uma servidora pública suspeita de envolvimento no esquema. O nome dela não foi divulgado assim como a instituição a que ela está ligada.
De acordo com as investigações, os suspeitos poderão responder pelos crimes de corrupção ativa e passiva, além de lavagem de dinheiro. A Polícia Federal não descarta a inclusão de outros crimes conforme o avanço das apurações.
A operação visa combater fraudes no uso de verbas públicas destinadas à saúde, garantindo a transparência e a correta aplicação dos recursos. Novas informações devem ser divulgadas conforme o andamento das investigações.