Parece até história de pescador, mas não é! Uma família de Belo Horizonte, que passava férias em Anchieta, litoral Sul do Espírito Santo, comprou um peixe e se surpreendeu com os dentes do animal, que pareciam humanos.
A turista mineira Paula Moreira gravou o vídeo mostrando a cena que viralizou e tem mais de 5 milhões de visualizações nas redes sociais.
Algumas pessoas chegaram a dizer que o vídeo foi forjado e que a família havia colocado uma dentadura no peixe, mas na verdade, trata-se de um sargo-de-dentes, comum no litoral brasileiro.
De acordo com o biólogo Kayron Passos, entrevistado pelo Portal UOL, a dentição do peixe não se trata de uma mutação, é uma adaptação natural.
O especialista disse que os dentes do animal servem para mastigar coisas duras, como crustáceos, mexilhões, caramujos, ostras e até mesmo quebrar conchas.
O biólogo também explicou que a espécie não ataca humanos e nem tem o poder de arrancar um dedo de uma pessoa, por exemplo. “Seus dentes são como molares, que esmagam, mas não são uma ameaça para nós, não é uma espécie agressiva”, disse em entrevista ao UOL.