Passeio seguro: confira regras para passear com os pets nas ruas

Por Rodrigo Gonçalves

Após recentes casos de ataques de cães nas ruas da Grande Vitória, a prefeitura de Vila Velha reforçou as regras que visam assegurar a segurança tanto dos animais quanto das pessoas que compartilham os espaços públicos.

De acordo com a prefeitura, as medidas são estabelecidas pela Lei Municipal 6.385/2020 – Código Municipal dos Direitos e do Bem-Estar Animal, e têm como objetivo prevenir riscos tanto para outros animais quanto para seres humanos. O tutor que infringir a lei estará sujeito a multas

Conforme o código, é obrigatório que todos os cães de médio e grande porte permaneçam contidos em domicílio. Caso precisem transitar pelas vias públicas, devem estar acompanhados por maiores de 18 anos que tenham a capacidade de conter o animal, garantindo a segurança de todos. Além disso, para animais de raça de guarda e combate, como Rottweiler, Pastor Alemão, Pit Bull, entre outras, o acesso às vias públicas é permitido apenas com guia curta e focinheira.

Ainda de acordo com a prefeitura, são realizadas ações educativas para orientar os munícipes, reforçando as regras estabelecidas. Essas iniciativas visam não apenas informar, mas também sensibilizar a população sobre a importância de seguir as diretrizes para garantir a segurança coletiva.

O foco recai especialmente sobre animais de porte médio e grande, que, devido à sua força física e potencial capacidade de agressão, são classificados tecnicamente como animais de Guarda ou Combate. Essas raças incluem, mas não se limitam a, Rottweiler, Pastor Alemão, Pit Bull, Akita, entre outras reconhecidas pela sua imponência e força.

A população pode contribuir relatando infrações por meio da Ouvidoria, pelo telefone 162, ou registrando a ocorrência no site oficial da Prefeitura de Vila Velha: www.vilavelha.es.gov.br.

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes.
Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.