A mobilidade em Cariacica vai ganhar um reforço importante com a construção de um novo viaduto no Trevo de Alto Lage, uma das áreas de maior movimento da cidade. O projeto, desenvolvido em parceria com o Governo do Estado, prevê a implantação de dois viadutos e um mergulhão, formando um complexo viário moderno que deve garantir mais fluidez, segurança e conforto para quem trafega pela região.
Atualmente, cerca de 100 mil veículos passam diariamente pela Avenida Mário Gurgel, além de outros 20 mil que utilizam o trecho sentido Campo Grande. Com a nova passagem de nível, a expectativa é de uma redução média de 8 a 9 minutos no tempo de percurso, dependendo do sentido.
O projeto
O mergulhão será rebaixado em 8 metros, com altura útil de 5,60 metros. O Viaduto 1 terá 20 metros de extensão e 7 metros de altura útil, enquanto o Viaduto 2 contará com 22 metros de extensão e 6 metros de altura útil. Além das estruturas principais, o projeto inclui reforço na drenagem, recapeamento, implantação de ciclovia e nova sinalização vertical e horizontal.

O prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio, destacou a importância da obra para o desenvolvimento da cidade. “Esse novo viaduto no Trevo de Alto Lage é mais uma grande conquista para Cariacica. Assim como o Viaduto Dona Rosa melhorou muito o fluxo de veículos na região, essa nova obra vai resolver um dos principais gargalos de trânsito da cidade. Ali é uma área estratégica, onde estão a Prefeitura, o Ministério Público, a OAB, hospitais e vários outros órgãos. Com o apoio do Governo do Estado, estamos trabalhando para garantir mais mobilidade, segurança e qualidade de vida para quem vive e trabalha em Cariacica”, afirmou.
A nova intervenção será semelhante ao viaduto da Avenida Mário Gurgel, eliminando os semáforos do trecho e proporcionando tráfego contínuo nos dois sentidos — tanto para quem segue de Itaquari e Alto Lage em direção a Campo Grande, quanto para os motoristas que vêm de Campo Grande.

O secretário municipal de Obras, Weverton Moraes, também ressaltou o impacto positivo do projeto.
“Além de melhorar o trânsito, essa obra representa um avanço na infraestrutura urbana da cidade. Vamos ter um sistema moderno, com drenagem reforçada, ciclovia e sinalização adequada. Cariacica está crescendo e a mobilidade precisa acompanhar esse desenvolvimento”, explicou.
O prazo estimado para conclusão das obras é de 720 dias.





