As unidades de conservação (UCs) estaduais estão autorizadas a receber o público visitante seguindo as etiquetas sanitárias contra o novo Coronavírus (Covid-19). De acordo com a portaria Nº 142-R, publicada no sábado (18), o Governo do Estado do Espírito Santo autorizou a reabertura das unidades de conservação de acordo com a classificação do Mapa de Gestão de Risco. Nas UCs gerenciadas pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).
O Parque Estadual do Forno Grande (PEFG), no município de Castelo, vai abrir em dois turnos, com visitação de 35 pessoas por turno, sendo que o visitante não poderá ficar o dia inteiro na unidade de conservação. O primeiro turno vai das 8h às 11h e, o segundo turno, vai das 13h às 16h. Das 11h ao meio-dia será feita a limpeza do local. A portaria do Governo do Estado do Espírito Santo exige limpeza a cada três horas e, sendo assim, os turnos são para respeitar o processo de limpeza. De meio-dia às 13h será o horário de almoço dos servidores do Iema e, das 16h às 17h, será realizada nova limpeza.
O controle de entrada será realizado na portaria, sem agendamento, ou seja, por ordem de chegada. A prática de escalada até o Pico do Forno Grande está liberada, com agendamento pelo e-mail agendamentofornogrande@gmail.com. A reabertura ocorreu nesta segunda-feira, dia 27 de julho.
Fonte: Prefeitura de Castelo com informações Seama/Iema