O Papa Francisco nomeou, nesta terça-feira (25), três novos bispos auxiliares para a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ). Entre os nomeados está o monsenhor Joselito Ramalho Nogueira, natural de Conceição de Muqui, distrito de Mimoso do Sul, no Espírito Santo. Ele foi designado para a sede titular de “Tino” e passa a integrar o episcopado da Igreja no Brasil com a nova missão na capital fluminense.
A nomeação foi anunciada junto à escolha de outros dois novos bispos auxiliares: monsenhor Hiansen Vieira Franco, do clero de Guaxupé (MG), e monsenhor José Maria Pereira, do clero de Petrópolis (RJ). A decisão do pontífice atende ao pedido de renúncia de dom Antônio Augusto Dias Duarte e à solicitação do cardeal Orani João Tempesta, OCist., arcebispo do Rio de Janeiro.
Trajetória e dedicação à Igreja
O monsenhor Joselito Ramalho Nogueira nasceu em 10 de novembro de 1964 e construiu uma sólida trajetória na Igreja Católica. Ingressou no Seminário Bom Pastor, da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, onde cursou Filosofia, e posteriormente transferiu-se para o Seminário São João Maria Vianney, em Vitória, para estudar Teologia no Instituto de Filosofia e Teologia da Arquidiocese de Vitória. Foi ordenado sacerdote em 19 de junho de 1993.
Com um perfil acadêmico e pastoral destacado, monsenhor Joselito também possui formação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa (MG). Após sua ordenação, assumiu diversas paróquias no Espírito Santo e teve passagem por Roma, onde concluiu mestrado em Teologia Dogmática no Instituto Santo Tomás de Aquino “Angelicum”, mestrado em Teologia Espiritual no Teresianum e doutorado em Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Gregoriana.
De volta ao Brasil, exerceu papel de liderança na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, sendo coordenador diocesano de Pastoral, vigário geral e professor de Teologia. Desde 2023, atuava como pároco da Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Rio Novo do Sul, e lecionava no Instituto Interdiocesano de Filosofia e Teologia, em Vitória, e na Escola Diaconal Santo Estevão.
Nova missão no Rio de Janeiro
Com a nomeação, monsenhor Joselito deixa o Espírito Santo para assumir sua nova missão no Rio de Janeiro, onde contribuirá com a gestão pastoral da Arquidiocese, auxiliando diretamente o cardeal Tempesta. Sua experiência em ensino teológico, gestão pastoral e formação do clero o credenciam como uma importante adição à Igreja fluminense.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou saudações aos três novos bispos auxiliares e manifestou reconhecimento pelo trabalho de dom Antônio Augusto Dias Duarte ao longo de seu episcopado. A data da ordenação episcopal de monsenhor Joselito será divulgada em breve pela Arquidiocese do Rio de Janeiro.