Palmeiras e Santos se enfrentam pela segunda rodada do Paulistão 2026, nesta quarta-feira (14), às 19h30, em jogo que marca o primeiro clássico do campeonato e da temporada. A partida, com mando do Verdão, vai acontecer na Arena Barueri, pois o gramado sintético do Allianz Parque está sendo trocado. Os dois times vêm de vitória na estreia do estadual — contra a Portuguesa e o Novorizontino, respectivamente — e querem somar mais três pontos.
O retrospecto recente entre Palmeiras e Santos é equilibrado: nos últimos oito jogos, o Alviverde soma quatro vitórias, contra três do Peixe, e um empate. Já no histórico geral dos confrontos entre os clubes, o Alviverde registra vantagem de sobra. No total, são 315 clássicos, sendo 138 triunfos para o Verdão contra 98 para o Alvinegro da Baixada Santista, além de 79 empates.
A última partida entre Palmeiras e Santos aconteceu em novembro de 2025, pelo Brasileirão, na Vila Belmiro, quando os donos da casa lutavam contra o rebaixamento. O Peixe superou o rival por 1 a 0 no apagar das luzes, já nos acréscimos do segundo tempo.
Vitor Roque em campo?
O Palmeiras pode ter um desfalque importante para o clássico de hoje. Vitor Roque ainda estreou em 2026, pois se recupera de uma entorse no tornozelo sofrida em um jogo-treino na pré-temporada. O camisa 9 participou de parte do treino com o grupo, mas deve ser preservado pelo técnico Abel Ferreira.
O jovem Luighi, de 19 anos, deve ser opção no ataque palmeirense. Foi dele, inclusive, o gol da vitória do Verdão contra a Lusa.
‘Carrasco’ do Palmeiras
Anunciado como reforço do Santos para 2026, em sua terceira passagem pelo clube, Gabigol começou a temporada com o pé direito. Depois de marcar na vitória do Santos contra o Novorizontino, o atacante quer consolidar a fama de “carrasco” do Palmeiras.
Isso porque, Gabigol soma seis gols contra o rival, sendo o Verdão o time contra quem ele mais balançou as redes em clássicos paulistas — diante de Corinthians e São Paulo, o jogador fez quatro e três gols, respectivamente.





