No norte do Estado acontecem tradicionalmente as encenações do auto da Paixão de Cristo em vários municípios, como em São Mateus, no distrito de Guaraná, em Aracruz, e na Comunidade São Paulo, em Rio Bananal. Com promessa de fortes emoções, o teatro a céu aberto, todos os anos atrai grandes plateias para as apresentações que contam sempre com a intensa participação dos moradores locais.
Espaço de apresentação do auto em São Mateus/Reprodução
Tradição desde 1990, o Auto da Paixão de Cristo em São Mateus, que será encenado nesta Sexta-Feira da Paixão (18) promete levar um grande público ao bairro Santa Teresa (Ponte), nesta cidade. O espetáculo, organizado pelo Grupo Teatral Arte Cultural Ascensão, terá início às 19h30 no lugar tradicional, que, para este ano, recebeu terraplanagem e modificações. A expectativa é de que a encenação, que contará com cerca de 130 atores, atraia em torno de 4 mil pessoas, segundo divulgou na imprensa local o presidente do grupo, Gelson Pandolfi.
Aracruz celebra em Guaraná
O auto teatral da Paixão “Jesus, O Nazareno” será encenado no distrito de Guaraná, em Aracruz. A apresentação será a partir de 20 horas, tendo a organização da Associação de Moradores e paróquia locais, no pátio da Associação.
Rio Bananal
O tradicional auto “Nascimento, Vida Pública, Morte e Ressurreição de Cristo” será apresentado às 19 horas na comunidade São Paulo, em Rio Bananal. Este ano, o evento artístico e religioso completa 49 anos. Mais de 300 pessoas participam da encenação. Todos os anos o espetáculo atrai grande público.
Auto de Jaguaré foi cancelado
Paixão de Cristo de Jaguaré que há mais de 30 anos foi encenada na localidade de São Roque, em Jaguaré, este ano não vai acontecer. A decisão de cancelar o espetáculo foi tomada ainda em fevereiro pela mantenedora do Grupo Teatral Renascer, ArtCultura Renascer. Em nota, a entidade justificou a necessidade de uma pausa para reestruturação e fortalecimento do projeto religioso e artístico.
“A encenação da Paixão de Cristo deste ano foi cancelada. O ArtCultura Renascer publicou nota onde comunica a toda comunidade jaguarense a impossibilidade de realizar a encenação da Paixão de Cristo, na Comunidade de São Roque, na Sexta-feira Santa. São mais trinta anos de mobilização, atuação, dedicação, trabalho e fé que nesta Semana Santa deixará um vazio em toda Jaguaré”, publicou o jornal O Conilon.