A Secretaria da Educação do Espírito Santo (Sedu) divulgou, nesta quarta-feira (7), o resultado das solicitações de rematrículas, mudanças de escola e novas matrículas da Chamada Escolar 2026. Poucas horas após a publicação, o resultado passou a ser alvo de uma enxurrada de reclamações nas redes sociais, principalmente de pais e estudantes que afirmam ter sido direcionados para escolas muito distantes de onde moram.
Há relatos de alunos da Grande Vitória que foram alocados em unidades da Região Serrana e até em outros municípios, o que gerou indignação entre as famílias. Na página oficial da Sedu, comentários apontam dificuldades de deslocamento e falta de lógica na distribuição das vagas.
“Meu Deus meu filho mora em Jacaraípe eles mandaram pra Vitória em Ilha das Caieiras”, comentou uma mãe.
“Gente como envia um aluno que mora em Cariacica pra estudar em Fundão? Como isso faz sentido pra vocês ?”, disse outra.
“Como faço pra resolver o resultado da Chamada? Telefone ninguém atende! Inscrevi minha filha pra CARIACICA e a vaga saiu pra MARECHAL FLORIANO!”, disse uma mãe.
“Explica pra mim por que meu sobrinho de Colatina que foi inscrito para uma escola do lado da nossa casa foi parar em Linhares?”, comentou outro.
“Minha mãe fez minha matrícula em escolas aqui na serra e me mandaram para uma escola lá em Vila Velha, são mais de 2 horas de ônibus, fica MUITO longe para mim, agora vamos ter a dor de cabeça de tentar acha vaga em uma escola por aqui”, afirmou uma estudante.
“O certo seria cancelar esse resultado e fazer tudo de novo!”, disse outra.
O que diz a Sedu
Em nota, a Sedu informou que a alocação dos estudantes foi feita de forma automatizada. Segundo a secretaria, o sistema identificou que não havia vaga disponível na escola escolhida no momento da inscrição e, por isso, direcionou o aluno para outra unidade. A pasta, no entanto, reconheceu que houve um problema pontual nesse processo.
A orientação da Sedu é que pais, responsáveis e estudantes que não concordarem com a escola indicada pelo sistema não aceitem a vaga e procurem a Superintendência Regional de Educação (SRE) responsável pelo município. O objetivo é solicitar o retorno à lista de suplência da primeira opção de escola escolhida.
“A Sedu reforça que está trabalhando para orientar e buscar soluções para todas as situações de alocação, especialmente nos casos em que os responsáveis não ficaram satisfeitos com a escola apresentada. Nesses casos, o candidato pode procurar a Superintendência Regional de Educação (SRE) que atende seu município para solicitar o retorno à lista de suplência da primeira opção de escolha, permanecendo em espera por eventual disponibilidade de vaga ou, com o apoio da Regional, buscar outra unidade escolar com vaga disponível a partir do dia 21 de janeiro.”
Prazos e confirmação da matrícula
A partir desta quinta-feira (8) até o dia 20 de janeiro, os estudantes contemplados na Pré-Matrícula devem comparecer presencialmente à escola para a qual foram direcionados para confirmar a matrícula. Segundo a Sedu, esse procedimento é fundamental para garantir a vaga e auxiliar no planejamento do ano letivo.
Para a confirmação, os novos estudantes devem apresentar na secretaria da escola: fotocópia da certidão de nascimento ou de casamento, ou da Carteira de Identidade do estudante, acompanhada do documento original; fotocópia do comprovante de residência, por meio da fatura de energia elétrica, acompanhada do documento original; fotocópia do CPF; histórico escolar ou declaração escolar com validade de até 30 dias; fotocópia do laudo médico para estudantes da Educação Especial; e cópia da caderneta de vacinação ou declaração de unidade de saúde pública que comprove a atualização do cartão de vacinação para estudantes de até 18 anos.
Após o fim do período de confirmação, as escolas da rede estadual vão iniciar o chamamento dos estudantes da lista de suplentes, entre os dias 21 de janeiro e 6 de fevereiro, de acordo com a disponibilidade de vagas. A partir do dia 9 de fevereiro, passa a valer a lista de espera, com novas convocações conforme a liberação de vagas nas unidades escolares.





