A orla do bairro Andorinhas, em Vitória, passará por um processo de requalificação e urbanização. A informação foi divulgada pelo prefeito Lorenzo Pazolini na manhã desta quinta-feira (3). No local, já estão sendo instaladas as estacas para a construção da nova orla do bairro.
O projeto abrange uma área de 47 mil metros quadrados, com a criação de uma via compartilhada para pedestres e ciclistas, rampas para embarque e desembarque de barcos, além de arquibancadas alagáveis e novos atracadouros. A proposta inclui também uma guarderia de barcos sob a ponte e a implantação de equipamentos para lazer e esportes.
A nova orla faz parte do projeto “Vitória de Frente para o Mar”, que busca requalificar as orlas da cidade, incluindo a orla de São Pedro. O projeto abrange a criação de calçadas, ciclovias, píeres, jardins e mobiliário urbano, além de ações voltadas à melhoria da mobilidade urbana e fomento das atividades econômicas.
De acordo com a Prefeitura de Vitória, o principal objetivo da requalificação é melhorar a qualidade de vida dos moradores e potencializar os atrativos turísticos da região. A obra visa criar alternativas de geração de renda, como restaurantes, quiosques e pontos de pesca, beneficiando assim a economia local.
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, destacou que a primeira fase da orla de São Pedro já foi inaugurada e que a segunda etapa está em andamento. Ele enfatizou que a requalificação de Andorinhas incluirá deques, píeres, quadras poliesportivas e áreas de entretenimento, proporcionando um espaço para contemplação e lazer:
“Vamos interligar Andorinhas até a orla de Camburi. Essa obra é destaque nacional e mostra que Vitória é uma capital turística, pronta para receber os turistas. O turismo atrai emprego, renda e gera impostos para que o município possa investir ainda mais na melhoria de vida do nosso povo.”
Confira imagens do projeto na galeria abaixo: