Uma operação realizada na manhã desta quinta-feira (16) no Morro do Cabral, em Vitória, resultou na prisão de dois suspeitos ligados ao Primeiro Comando de Vitória (PCV). Um dos detidos é investigado por um homicídio ocorrido na própria região e outro foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico. A ação é parte de uma ofensiva das forças de segurança para desarticular o crime organizado na capital capixaba, que está há mais de 50 dias sem registrar assassinatos.
A operação foi coordenada pelo Departamento Especializado em Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e contou com o apoio da Polícia Penal. Mais de 60 policiais participaram da ação, que começou ainda nas primeiras horas do dia.
Os suspeitos foram levados ao DHPP para prestar depoimento. Segundo a Polícia Civil, os dois homens são considerados perigosos, mas detalhes sobre a abordagem e as prisões não foram divulgados, a fim de não comprometer as investigações em andamento. Um rádio comunicador e um carro foram apreendidos.
PCV na mira da polícia
O Morro do Cabral é apontado como uma área de influência do PCV, facção que tem sido alvo constante de ações policiais nos últimos meses. Na última quarta-feira (15), outra ofensiva mirou integrantes envolvidos na lavagem de dinheiro da facção. Na ocasião, foram apreendidos dinheiro em espécie, joias, obras de arte e carros de luxo, além do bloqueio de bens avaliados em mais de R$ 104 milhões.
Uma das casas alvos da operação anterior era de alto padrão. Entre os 10 investigados estão empresários, advogados e até um coronel da reserva. As investigações seguem com o objetivo de desmantelar a estrutura financeira e operacional do grupo criminoso.
A polícia reforça que operações como essas são fundamentais para garantir a manutenção da queda nos índices de homicídios e para enfraquecer a atuação das facções criminosas em Vitória.
* Com informações de Arleson Schneider, da TV Sim/SBT