Operação Estado Presente prende 16 e apreende 7 Armas no Sul

Ação contou com mais de 200 agentes e resultou em 35 dias sem homicídios em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do ES

Por Redação
Foto: Divulgação/PMES

A Operação Integrada Estado Presente, deflagrada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), resultou na prisão de 16 criminosos e na apreensão de sete armas de fogo no Sul do Espírito Santo. A ação, que envolveu mais de 200 agentes das forças de segurança, ocorreu em diversos municípios da região, com destaque para Cachoeiro de Itapemirim.

Iniciadas na última segunda-feira (21), as operações culminaram em uma grande ação na noite de quarta-feira (23). Durante as intervenções, foram apreendidas também drogas, dinheiro e dois veículos com restrição de furto e roubo, um carro e uma motocicleta.

Entre os destaques da operação, a Polícia Militar localizou uma submetralhadora e munições enterradas em um tonel no bairro Valão. Além disso, a Polícia Civil prendeu Guilherme Soares da Silva, de 28 anos, que possuía um mandado em aberto por latrocínio no Distrito Federal, no bairro Ilha da Luz. Outro caso relevante foi a captura de Geovane Hantequestre Marinato, foragido da Justiça do Rio de Janeiro, que tinha quatro mandados de prisão por homicídio.

Guilherme Soares da Silva e Geovane Hantequestre Marinato, respectivamente – Foto: Divulgação

O vice-governador Ricardo Ferraço, coordenador do programa Estado Presente, enfatizou a importância dos resultados, destacando que o Espírito Santo não é um abrigo para criminosos. “Aqui não é lugar de bandido se esconder. Nós vamos achar e prender”, afirmou.

O secretário da Segurança Pública, Leonardo Damasceno, ressaltou a eficácia da integração entre as forças de segurança:

“Temos Cachoeiro de Itapemirim com 35 dias sem homicídios. A região Sul com redução nas estatísticas de criminalidade violenta. E tudo isso é fruto de um trabalho integrado, entre Estado, Município e forças federais, como preconiza nosso programa Estado Presente. Aqui, a população pode ter certeza que nossas forças de segurança trabalham unidas contra o crime”, ressaltou Damasceno.

Na manhã de quinta-feira (24), uma reunião integrada foi realizada com os comandantes das forças policiais, representantes da Prefeitura e do Ministério Público para discutir melhorias nas ações de segurança na região.

Cachoeiro de Itapemirim, o maior município da região Sul, registrou 35 dias consecutivos sem homicídios, com o último assassinato ocorrido em 18 de junho. As estatísticas demonstram uma significativa redução da criminalidade violenta, com 317 dias sem feminicídios e apenas 9 homicídios registrados em 2025 até agora, em comparação a 14 no mesmo período de 2024.

Saiba mais sobre a redução de homicídios em Cachoeiro acessando a matéria abaixo:

Cachoeiro de Itapemirim completa 34 dias sem homicídios

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes.
Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.