A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Espírito Santo (FICCO/ES) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (20), a Operação “ETOG”, com o objetivo de desarticular o comércio ilegal de armas e munições no estado. Durante a ação, um homem foi preso em flagrante no município de Viana e uma pistola, dois carregadores e diversas munições foram apreendidos.
As investigações tiveram início a partir da análise de um celular apreendido, que revelou um grupo de mensagens utilizado para a negociação de produtos ilícitos. O suspeito identificado estaria envolvido na venda de um grande volume de armamento e munição. Com base nesses indícios, a FICCO/ES solicitou medidas cautelares à 1ª Vara Criminal de Serra, que deferiu um mandado de prisão temporária e um mandado de busca e apreensão.
O detido responderá pelo crime de comércio ilegal de arma de fogo, previsto no artigo 17 da Lei 10.826/03, cuja pena pode chegar a 12 anos de reclusão, além de multas. A operação reforça o compromisso das forças de segurança no combate ao tráfico de armas, um dos principais vetores da criminalidade violenta no estado.
A FICCO/ES, coordenada pela Polícia Federal (PF), é composta pela Polícia Militar (PMES), Polícia Civil (PCES), Polícia Penal (PPES), Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) e pelas Guardas Municipais de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica e Viana.