Polícia desarticula grupo criminoso e apreende armas no ES

Operação visa a desarticular uma organização criminosa estruturada para o tráfico de drogas

Por Bartolomeu Boeno
Armas e munições apreendidas na operação/Ficco/ES

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Espírito Santo (Ficco/ES), coordenada pela Polícia Federal, deflagrou nesta sexta-feira (28) a Operação Colapso, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa ligada ao tráfico de drogas. A ação cumpre 11 mandados de busca e apreensão e 20 mandados de prisão preventiva em São Mateus (ES) e Governador Valadares (MG). Durante a operação, cinco armas e munições foram apreendidas. A identidade dos detidos ainda não foi divulgada.

As investigações tiveram início com base em provas colhidas na Operação Mosaico, realizada em 2024 pela Ficco/ES. As apurações revelaram um complexo esquema criminoso envolvendo tráfico de drogas, armas, falsificação de documentos, corrupção de agentes públicos e lavagem de dinheiro. A partir desse trabalho, a Polícia Federal identificou um grupo auxiliar da organização criminosa atuando no norte do Espírito Santo.

 

Em uma fase avançada da investigação, os agentes descobriram que um dos alvos liderava uma rede de “gerentes” e fornecedores responsáveis por abastecer pontos de venda de entorpecentes em São Mateus e região. Entre os materiais apreendidos estão três pistolas, uma carabina calibre 12 e um fuzil calibre 556, além de munições.

O nome “Operação Colapso” faz referência ao impacto causado pela investigação na estrutura financeira e operacional da organização criminosa. A Ficco/ES é formada por equipes da Polícia Federal (PF), Polícia Militar (PMES), Polícia Civil (PCES), Polícia Penal (PPES), Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) e Guardas Municipais de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica e Viana.

 

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes.
Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.