O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO-CENTRAL), com o apoio do Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar do MPES, Polícia Militar do Espírito Santo e da Secretaria de Estado da Justiça (SEJUS), deflagrou, neste domingo (12), a fase ostensiva da “Operação Biscaia”.
A investigação foi instaurada pelo GAECO com o objetivo de investigar a atuação de integrantes da organização criminosa autointitulada “PCV”, no município de Viana e adjacências, que estão envolvidos no tráfico de drogas e crimes conexos.
De acordo com as informações divulgadas, um homem foi preso. Além disso, as autoridades conseguiram provas de que líderes criminosos presos demandam ordens de dentro das unidades prisionais por meio de mensagens repassadas por familiares. As determinações são repassadas e cumpridas pelos integrantes em liberdade da organização criminosa, cada qual com sua função.
Também foi cumprido um mandado de busca e apreensão em Viana, em cumprimento de decisão judicial da 3ª Vara Criminal do município.
Os trabalhos de deflagração contaram com a participação de Policiais Militares do Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar do MPES, da 11ª Cia. Ind. de Viana e Policiais Penais da SEJUS.