Onde está ex-ator da Globo que fez voto de pobreza?

Eduardo Tornaghi atuou em novelas como "A moreninha" e "Sinhazinha Flô"

Por Agência Estadão
Foto: Reprodução

Ao longo das décadas de 1970 e 1980, o ator Eduardo Tornaghi participou de diversas novelas, como A moreninha (1975), Vejo a lua no céu (1976), Sinhazina Flô (1977), Memórias de amor (1979) e A Gata Comeu (1985), entre outras.

O artista, que costumava fazer papel de galã, teve uma carreira frutífera na televisão e no cinema brasileiro, mas optou por abandonar esse mundo e viver uma vida mais simples. Nesta sexta-feira, 26, o ator completa 74 anos.

Depois dos anos 1990, Tornaghi desapareceu da televisão. Fez uma participação especial aqui e acolá, mas abandonou a carreira de ator e começou a vender livros nas ruas do Rio de Janeiro, virando poeta no processo. Além disso, também promove encontros de leituras e recitais no bairro do Leme, onde vive.

“Minha opção foi ter rotina simples, viver em paz com minha consciência. Lembro que, quando decidi sair, pensei: ‘Tenho bom carro, apartamento, como vou manter o padrão?’. Preferi acreditar no que buscava, vendi tudo e viajei pelo Brasil, dando aulas nas periferias, em presídio, para meninos de rua. Eu me orgulho de ter tomado essa atitude”, afirmou Tornaghi ao jornal Extra em 2014.

Na televisão, a última aparição do ator ocorreu há quase uma década, quando fez uma participação especial na novela Rock Story. Já no cinema, fez uma breve aparição no longa de Karim Aïnouz, A Vida Invisível, em 2019.

No Instagram, o ex-ator costumava publicar vídeos lendo trechos de livros e poesias. Nas postagens, pedia doação de seus mais de cinco mil seguidores para manter suas oficinas. Tornaghi, no entanto, não publica nada em suas redes sociais desde março de 2024.

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes.
Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.