Foi oficialmente lançado o Programa Estruturante ParklogBR/ES no Espírito Santo, nesta terça-feira (26). Um conjunto de ações e investimentos tem o objetivo potencializar o desempenho logístico, econômico e social das instalações portuárias e outros ativos localizados em cidades estratégicas que estão dentro da Sudene no território capixaba e com suas vizinhas. Os municípios são: Aracruz, Colatina, Fundão, Ibiraçu, João Neiva, Linhares, Serra e Sooretama.
Tudo isso envolve o Governo do Estado, em parceria com as prefeituras e a iniciativa privada, sendo que a coordenação é da Secretaria estadual de Desenvolvimento (Sedes).
O ParklogBR/ES vai fomentar o desenvolvimento de terminais portuários, rodovias, ferrovias, aeródromos e áreas empresariais.
O programa também prevê a criação de um comitê executivo de coordenação, que será responsável por articular as ações e acompanhar sua execução.
FIM DOS INCENTIVOS FISCAIS
Durante o evento de lançamento do programa, o governador Renato Casagrande também já instituiu o Comitê Gestor do ParklogBR/ES.
“O programa vai permitir que o Espírito Santo seja mais eficiente no comércio internacional. Nessa nova fase que iremos viver a partir de 2033, com o fim da vigência dos atuais incentivos fiscais, o comércio internacional se tornará cada vez mais importante. É fundamental para o Estado ter um polo logístico completo naquela região, somando ao que já temos na Grande Vitória e ao que estamos consolidando na região sul”, explicou o governador.
FERROVIAS
Casagrande ainda explicou que, do ponto de vista logístico, o maior ponto de fragilidade é a ligação ferroviário interior do país. “Por isso, seguimos em contato com o Governo Federal para solucionarmos essa demanda. Além disso, estamos investindo R$ 4 bilhões somente esse ano. De 2019 até hoje são quase R$ 16 bilhões em investimentos. Temos capacidade de seguir com esse mesmo ritmo no próximo ano, tornando o Espírito Santo cada vez mais competitivo e eficiente”.
INOVAÇÃO
O vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço, disse também que o papel estratégico do ParklogBR/ES no desenvolvimento sustentável e na integração entre o setor público e privado, além de apresentar o programa como uma solução inovadora para os desafios logísticos nacionais.
“Estamos colocando de pé, com estratégia e de forma coletiva, uma estrutura logística diferenciada em termos de Brasil. Portos, aeroportos, ferrovia, ZPE [Zona de Processamento de Exportação], porto seco, malha rodoviária consolidada e em expansão, além de incentivos fiscais muito competitivos. Uma região que já conta com tudo isso e muito mais pode ser a solução logística para o Brasil. São oito municípios com todo esse potencial trabalhado para gerar negócios, mais oportunidades e maia desenvolvimento. Capazes de resultar numa quantidade significativa de novos postos de trabalho, mais empregos e renda”, destacou Ferraço.
ESTRATÉGIA: OBRAS
A região abrangida pelo programa conta com infraestrutura diversificada, incluindo portos como Portocel, Barra do Riacho e o Porto Imetame, que está em construção e será preparado para receber navios de grande calado, com a primeira atracação prevista para 2025.
Entre os investimentos do Governo do Estado em infraestrutura rodoviária, destacam-se a implantação da Rodovia ES-115, que ligará Serra a Aracruz, com previsão de inauguração do primeiro trecho entre o Polo Industrial da Serra e Nova Almeida em fevereiro de 2025, bem como a construção de dois contornos rodoviários para desviar o trânsito pesado do Centro de Aracruz e facilitar o acesso dos portos à Rodovia BR-101.
Esses projetos, junto com outras melhorias, somam um investimento de aproximadamente R$1 bilhão.
Além disso, a região conta com a primeira ZPE privada do Brasil, localizada em Aracruz, e integra os benefícios fiscais da Sudene, o que fortalece sua competitividade para atrair novos investimentos e impulsionar o comércio exterior.
O ParklogBR/ES também busca consolidar a região como um eixo estratégico para as exportações do agronegócio do Centro-Oeste, aproveitando a localização privilegiada e a integração intermodal de sua infraestrutura.
O programa é visto como uma oportunidade de promover o crescimento econômico e criar novas oportunidades de emprego e renda para a população capixaba.