O trânsito na região da Praça dos Namorados, em Vitória, passará por alterações temporárias para permitir a ligação de uma nova estação de bombeamento de águas pluviais. A estrutura atual, localizada na Avenida Saturnino de Brito, já não atende às demandas da cidade e será substituída. Ainda não há data definida para o início das obras, mas a previsão é que ocorram no verão.
Segundo o Secretaria Municipal de Obras (Semob), Gustavo Perin, a estação em funcionamento há décadas encontra-se comprometida. Ela foi uma das primeiras construídas na capital para conter alagamentos provocados pela combinação de chuvas fortes e maré alta.
Sistema depende de bombeamento
Por estar em área de aterro hidráulico, feita na década de 1970, a região da Praça dos Namorados não permite o escoamento natural da água da chuva. O sistema precisa de bombas para direcionar a água até a baía de Vitória.
De acordo com o secretário, “as bombas ali já estão, na verdade, bem comprometidas. E esse trabalho que nós estamos fazendo é uma das novas estações de bombeamento que a gente está instalando naquela região”.
Alterações no trânsito
A ligação entre a antiga estação e a nova, construída do outro lado da Avenida dos Navegantes, exigirá a instalação de tubulações de 1,80 metro de diâmetro. Com isso, será necessário interditar parte da via.
A previsão é de que o desvio no tráfego dure até cinco dias. “Nós vamos fazer um desvio do tráfego e esperamos ali no máximo cinco dias fazermos essa ligação e liberarmos o trânsito”, disse Gustavo Perin.
Obras programadas para as férias
Para reduzir o impacto no fluxo de veículos, a intervenção deve ocorrer durante o período de férias escolares. A secretaria afirmou que a população será informada com antecedência sobre o início dos serviços.
Além da obra na Praça dos Namorados, estão em andamento requalificações em outras quatro estações de bombeamento. Em Bento Ferreira, por exemplo, a estrutura receberá um grupo gerador para evitar falhas em casos de queda de energia, como a que causou alagamentos no início do ano.